Des. Domingos de Araújo Lima Neto
Nacionalidade: BrasileiraNaturalidade: Maceió - Alagoas
Data de Nascimento: 24/04/1964
Filiação: Paulo Domingos de Araújo Lima e Deolinda de Araújo Lima
Estado Civil: Casado
Formação acadêmica/titulação
-
Ensino Fundamental: Colégio Sagrada Família, Maceió/AL.
Ensino Médio: Colégio Marista, Maceió/AL.
Graduação: Direito Bacharelado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió/Alagoas.
Pós Graduação: Especialização em Direito Constitucional e Processo Civil, Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC
Atuação Profissional
-
Aprovado no ano de 1982, por meio de concurso público, para o cargo de auxiliar de plenário e portaria do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
Exerceu os cargos de oficial judiciário e assistente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Alagoas, tendo em vista aprovação em concurso público.
Tomou posse como Juiz de Direito substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, em 23 de setembro de 1992.
Na 1ª Entrância exerceu a jurisdição nas Comarcas de Único Ofício de Traipu e, posteriormente, Piaçabuçu.
Foi promovido, pelo critério de merecimento, em 21 de fevereiro de 1995, para as funções de Juiz de Direito Auxiliar de 2ª Entrância, sendo titularizado na Comarca de Delmiro Gouveia e, em seguida, removido por permuta, para a Comarca de Palmeira dos Índios.
Foi promovido, pelo critério de antiguidade, em 17 de dezembro de 1996, para o cargo de Juiz Auxiliar de 3ª Entrância, exercendo suas funções, inicialmente na 3ª Vara Cível da Capital, sendo titularizado na 1ª Vara de Execuções Por Títulos Extrajudiciais, atualmente 9ª Vara Cível da Capital.
Exerceu atividades judicantes, respondendo e/ou substituindo em inúmeras Comarcas, dentre elas: Porto Real do Colégio, Girau do Ponciano, Piranhas, Quebrangulo, São José da Tapera, Traipu, Igreja Nova, Colônia Leopoldina e Capela.
Exerceu a função de Juiz eleitoral, inclusive como Juiz Substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, nos biênios: 2000-2001 e 2002-2003.
Foi nomeado Juiz Substituto da 54ª Zona da Capital, a maior do Estado de Alagoas.
Foi Juiz Substituto responsável pela propaganda eleitoral do pleito municipal Maceió/AL no ano de 2012.
Como Juiz Auxiliar do Segundo Grau do Poder Judiciário de Alagoas, foi nomeado Subcoordenador e Coordenador da Justiça Itinerante, onde desenvolveu suas atividades, entre os anos de 1997 e 2011, exceto os anos de 1998/1999. Durante o citado período foram realizados inúmeros eventos, consolidando a Justiça Itinerante no âmbito do Poder Judiciário Estadual, a qual cresceu e se subdividiu em vários programas, como: casamento coletivo, justiça nos bairros, mutirões e ações sociais, sem contar com a participação de sua equipe em diversos eventos de parceiros externos, tais como: Sistema SESI (Ação Global), Governo do Estado de Alagoas (Governo no Interior), Vice-Prefeitura de Maceió (Vice-Prefeitura nos bairros), Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE, Faculdade Integrada Tiradentes – FITS, Faculdade de Alagoas – FAL, Defensoria Pública do Estado.
Foi nomeado Presidente da comissão Gestora do Fundo de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas – FUNJURIS, no ano de 2010.
Foi nomeado Juiz Substituto da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Alagoas, para o biênio de 2013-2014.
Integrou a Comissão de Conciliação do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Participou da Comissão de Acompanhamento das Metas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, sendo o responsável por representar o Poder Judiciário Alagoano no referido Conselho.
Integrou a Comissão de Educação Ambiental do Poder Judiciário do Estado de Alagoas.
Participou da Comissão de Informática do Poder Judiciário do Estado de Alagoas.
Integrou a Comissão de Virtualização do Poder Judiciário do Estado de Alagoas.
Coordenou o Programa Integrar Estadual, derivado do similar criado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O referido programa foi criado com o fito de apoiar e auxiliar as unidades judiciárias do 1º grau de jurisdição.
Participou da construção e desenvolvimento do fluxograma do procedimento ordinário cível para o Poder Judiciário do Estado de Alagoas, meta estabelecida pelo Conselho Nacional da Justiça – CNJ, no ano de 2010.
Participou do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, no Estado de Alagoas.
Coordenou a convite do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Mutirão Carcerário no Estado de Rondônia, no período de 11 de abril a 17 de maio do ano de 2011.
Integrou a Coordenação da Otimização do Judiciário – COJ, criada com o escopo geral de servir de instrumento de integração e troca de experiências entres unidades judiciárias, capacitando e qualificando servidores, bem como servindo de apoio à cúpula diretiva do Poder Judiciário Estadual para o desenvolvimento, acompanhamento e disseminação de ações com a finalidade principal de uniformização dos procedimentos, visando elevar o patamar de eficácia e eficiência da prestação jurisdicional. Resolução nº 008 de 05 de abril de 2011/TJ-AL.
Lecionou sobre o tema, Justiça Itinerante, em cursos para preparação de Magistrados, realizados pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas.
Foi promovido, pelo critério de merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, em 29 de julho de 2014. Conforme Ato do TJ/AL nº 242.
Foi eleito Presidente da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, para o biênio 2015-2016, em 07 de janeiro de 2015.
Foi nomeado Coordenador Geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania – NJUS do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e Coordenador Geral do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2º Grau do Poder Judiciário de Alagoas. Conforme Portaria 279, do TJ/AL, disponibilizada no DJE em 11 de fevereiro de 2015.
Foi nomeado Gestor do Macrodesafio nº 4 “Adoção de Soluções Alternativas de Conflitos”, constante do Plano Estratégico do Poder Judiciário de Alagoas para o período 2015-2020. Conforme a Resolução nº 3, do TJ/AL, de 24 de março de 2015.
Representou o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, no Programa de Capacitação em Poder Judiciário, obtendo o conceito 10,0 de aproveitamento. Evento realizado pela Escola Nacional da Magistratura – ENM, na sede da FGV Direito Rio, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, durante o período de 25 a 29 de maio de 2015.
Representou o Corregedor-Geral da Justiça do Estado de Alagoas, na posse da nova composição da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, bem como na primeira reunião de trabalho para o planejamento da gestão no biênio 2014/2016, eventos realizados nos dias 26 e 27 de agosto de 2014, na cidade de Brasília/DF.
Representou o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, no programa de capacitação em Poder Judiciário, promovido pela Escola Nacional da Magistratura, ocorrido nos dias 25 a 29 de maio de 2015, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Participou na qualidade de Coordenador Geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – CNJS do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, do Seminário com Joel Weser – “A Constelação Familiar de Bert e Sophie Hellinger”, ocorrido nos dias 4 a 6 de dezembro de 2015, na cidade de São Paulo/SP.
Foi designado Presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. Conforme Portaria 255 de 16/01/2019, disponibilizada no DJE em 17 de janeiro de 2019.
Foi designado Coordenador do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário de Alagoas. Conforme Portaria 257 de 16/01/2019, disponibilizada no DJE em 17 de janeiro de 2019.
Foi designado Coordenador da Comissão Gestora Estadual das Metas do Judiciário Nacional. Conforme Portaria 294 de 17/01/2019, disponibilizada no DJE em 18 de janeiro de 2019.
Foi designado Coordenador do Projeto Justiça Volante no Âmbito do Poder Judiciário de Alagoas, disciplinado pela Resolução TJAL 06/2019. Conforme Portaria 531 de 20/02/2019, disponibilizada no DJE em 21 de fevereiro de 2019.
Foi designado Presidente da Comissão do Concurso para Juiz Substituto da Magistratura Alagoana. Conforme Portaria 998 de 29/04/2019, disponibilizada no DJE em 06 de maio de 2019.













