Corregedoria 07/06/2016 - 14:26:40
Provimento da Corregedoria simplifica acesso a processos do Arquivo Judiciário
Advogados, defensores públicos, promotores de Justiça e partes interessadas terão mais facilidade para obtenção de cópias dos processos arquivados

Arquivo Judiciário funciona no prédio anexo ao Fórum da Capital, no Barro Duro. Arquivo Judiciário funciona no prédio anexo ao Fórum da Capital, no Barro Duro. Foto: Caio Loureiro

    Para simplificar e uniformizar os procedimentos de acesso a processos arquivados definitivamente no Arquivo Judiciário da Capital, a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas publicou o provimento nº 18, de 18 de maio de 2016, que facilita a obtenção de cópias em consonância com a Lei de Acesso à Informação.

    Com isso, advogados, defensores públicos, promotores de Justiça e partes interessadas terão mais facilidade para obtenção de cópias parciais ou integrais. O supervisor do Arquivo Judiciário, Gilderto Miguel Araújo, destacou que o novo provimento estabelece regras mais simples para obtenção de cópias impressas ou digitalizadas junto ao Arquivo. 

    “O provimento não condiciona a apresentação e juntada de procuração para os requerimentos eletrônicos efetuados por advogados, desburocratizando o acesso. No tocante às partes, houve sua inserção como requerente, consolidando o acesso pleno às informações e diminuindo o fluxo de pessoas que procuram a Defensoria Pública para obtenção de cópias de documentos contidos nos processos judiciais arquivados”, explicou. O provimento pode ser conferido aqui.

Emanuelle Oliveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240