Esmal 07/07/2016 - 20:25:54
Pesquisa judiciária é tema de encontro na Escola da Magistratura
Evento, que segue nesta sexta-feira (8), busca criar uma cultura de pesquisa em favor do Poder Judiciário de Alagoas

Encontro reuniu estudantes e operadores do Direito; evento segue nesta sexta (8). Encontro reuniu estudantes e operadores do Direito; evento segue nesta sexta (8). Foto: Cristiano Soares - Dicom TJ/AL

    Reunir pesquisadores para pensar, coletivamente, sobre os problemas do Poder Judiciário, propor soluções e contribuir para a concretização dos direitos. Esses são os objetivos do I Encontro de Pesquisas Judiciárias (Enpejud), que teve início na noite desta quinta-feira (7), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). O evento, voltado para estudantes e operadores do Direito, segue até amanhã (8).

    De acordo com a juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, coordenadora de produção e pesquisa científica da Esmal, o encontro procura criar uma cultura de pesquisa em favor do Poder Judiciário. “Queremos esquadrinhar, investigar, pesquisar o Judiciário, identificando seus problemas e, eventualmente, propondo soluções. Esse evento, além de se inserir nessa temática da pesquisa acadêmica, faz parte de um movimento maior, que tem a intenção de aproximar o Poder Judiciário da sociedade e otimizar a prestação jurisdicional”, destacou a magistrada, ressaltando que a proposta é realizar um Enpejud por ano. “Este é o primeiro de uma série deles”.

    Nesta quinta, os participantes assistiram às palestras proferidas pelo promotor de Justiça George Sarmento e pela doutora em Sociologia Elaine Pimentel. Eles falaram sobre a importância da pesquisa jurídica nas áreas dos direitos fundamentais e criminal.

    “Essa pesquisa é fundamental para a defesa de grupos vulneráveis e de pessoas que são vítimas de preconceito. A partir do momento que a Esmal fomenta um evento dessa natureza, estimulando estudantes e pesquisadores a dar contribuições para o aprimoramento das atividades do Judiciário, temos a certeza de que Alagoas dará um passo importante no trabalho de respeito à dignidade humana e aos direitos humanos fundamentais”, afirmou George Sarmento.

Artigos científicos

    Nesta sexta-feira (8), a partir das 8h, haverá apresentação dos cerca de 90 artigos científicos selecionados para o Enpejud. Os trabalhos versam sobre a estrutura e os desafios do Poder Judiciário.

Participantes

    Estiveram presentes na abertura do evento os desembargadores Fernando Tourinho de Omena Souza (diretor-geral da Esmal), Tutmés Airan (representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Luiz Azevedo Lessa), Alcides Gusmão, Fábio Bittencourt, Celyrio Adamastor e Domingos Neto. Também participaram o procurador de Justiça Walber Valente, o defensor público Eraldo Silveira, o coordenador-geral de cursos da Esmal, juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, entre outras autoridades.

Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240