Servidores do TJ já trouxeram mais de meia tonelada de material reciclável
Iniciativa já arrecadou 643 kg de material reciclável e foi destaque no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta semana
Servidoras Denise Flores e Lara Danielle lideram o ranking de coleta no TJ/AL. Foto: Caio Loureiro
O projeto de coleta seletiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) arrecadou, na sua quarta semana, 643 kg de materiais recicláveis como jornais, revistas e garrafas pet. A iniciativa tornou-se destaque no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última segunda-feira (25), e pode ser conferida aqui.
Os dados fornecidos pelo Núcleo Socioambiental da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP) mostram um engajamento cada vez maior dos servidores. Até esta quarta (27), a participação subiu 72%, o que equivale a mais 100 kg de material reciclável arrecadados.
Terceira colocada até a semana passada, a servidora Lara Danielle, lotada no gabinete do desembargador Pedro Augusto, resolveu dar um fim na pilha de livros antigos que tinha em casa e assumiu a liderança do ranking, trazendo ao todo 63,38 kg de lixo reciclável. Ela incentiva o gesto.
“Eu sempre admirei quem faz reciclagem, mas não tinha esse hábito. Quando conheci o projeto do Tribunal me senti motivada a contribuir. E, se isso me incentivou, tenho certeza que também incentiva outras pessoas”, explicou.
Já a servidora Denise Flores, lotada no gabinete do desembargador Otávio Praxedes, conta que já fazia a coleta no prédio onde mora e resolveu contribuir com a ação do Tribunal. “Eu acho o projeto muito interessante, porque é uma forma de incentivar as pessoas a contribuir e assim ajudar as famílias que são atendidas pela coleta”, comentou.
A ação tem o objetivo de beneficiar 18 famílias que são atendidas pela Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), parceira do Tribunal no projeto. A Cooplum, criada em setembro de 2001, funciona no bairro Cruz das Almas e recicla papelão, papel, embalagens tetra pak, alumínio, ferro, óleo de cozinha, vidros, revistas e jornais, roupas usadas em bom estado e materiais de informática. A cooperativa não trabalha com isopor, copos descartáveis, madeira e plástico filme de PVC.
No primeiro mês, os dois primeiros funcionários que trouxerem a maior quantidade de material poderão escolher entre um kit de chocolates da Cacau Show, uma torta ou uma semana de almoço na lanchonete do Tribunal. A data da premiação ainda não foi definida.
Os servidores podem trazer materiais recicláveis de suas residências todas as segundas e terças-feiras, das 7h às 9h30 e das 13h às 14h30. Nas segundas, a entrega deve ser feita no estacionamento interno do Tribunal. Já nas terças-feiras, ocorre na garagem do subsolo. Materiais de informática e roupas (em bom estado de conservação) não devem ser entregues nesses dias, pois serão objeto de campanhas específicas.
Pedro Neto - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













