Geral 29/07/2016 - 20:59:55
Presidente do TJ destaca importância da TV Cidadã, inaugurada nesta sexta-feira (29)
Primeira televisão aberta e pública de um Tribunal de Contas no Brasil vai dar mais visibilidade e transparência às ações de diversos órgãos de Alagoas

Solenidade de inauguração ocorreu na noite desta sexta (29),  no TCE Solenidade de inauguração ocorreu na noite desta sexta (29), no TCE Foto: Cristiano Soares - Dicom TJ/AL

    O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador João Luiz Azevedo Lessa, participou, na noite desta sexta-feira (29), da inauguração da TV Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O canal vai divulgar as ações e exibir programas de diversos órgãos, como o “Em Dia com a Justiça”, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do TJ/AL.

    “O Tribunal de Justiça é parceiro dessa iniciativa, que vai levar informação de qualidade à população de Alagoas. Todos nós só temos a ganhar com essa nova televisão”, destacou João Luiz Lessa.

    Para o presidente do TCE, conselheiro Otávio Lessa, a TV Cidadã vai dar mais transparência às ações do Tribunal e das instituições parceiras, contribuindo com o fortalecimento da democracia. “A população, principalmente do interior do Estado, vai ter a possibilidade de ver como funcionam os órgãos, o Tribunal de Contas, o de Justiça, a Assembleia, entre outros. Isso é importante para que todos melhorem sua condição de cidadão porque só existe cidadania quando sabemos dos nossos direitos e deveres”.

    De acordo com o jornalista Geraldo Câmara, a TV Cidadã, transmitida pelo canal aberto 35.2, vai contar com uma programação eclética, visando à formação, à educação e à cidadania. “Apesar de ser uma televisão oficial, queremos que ela tenha cara de povo. O povo, sem dúvida, vai ter participação fundamental na nossa programação”, destacou o jornalista, ressaltando que a TV Cidadã vai ainda fazer as retransmissões, em sinal aberto, da TV Senado e da Câmara Federal.

    Participaram do lançamento o presidente do Senado, Renan Calheiros, o governador de Alagoas, Renan Filho, os deputados federais Ronaldo Lessa e Val Amélio, o secretário de Gabinete Civil do Estado, Fábio Farias, o diretor da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Carlos Pontes, entre outras autoridades.

Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br