Presidente do TJ destaca importância da TV Cidadã, inaugurada nesta sexta-feira (29)
Primeira televisão aberta e pública de um Tribunal de Contas no Brasil vai dar mais visibilidade e transparência às ações de diversos órgãos de Alagoas
Solenidade de inauguração ocorreu na noite desta sexta (29), no TCE Foto: Cristiano Soares - Dicom TJ/AL
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador João Luiz Azevedo Lessa, participou, na noite desta sexta-feira (29), da inauguração da TV Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O canal vai divulgar as ações e exibir programas de diversos órgãos, como o “Em Dia com a Justiça”, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do TJ/AL.
“O Tribunal de Justiça é parceiro dessa iniciativa, que vai levar informação de qualidade à população de Alagoas. Todos nós só temos a ganhar com essa nova televisão”, destacou João Luiz Lessa.
Para o presidente do TCE, conselheiro Otávio Lessa, a TV Cidadã vai dar mais transparência às ações do Tribunal e das instituições parceiras, contribuindo com o fortalecimento da democracia. “A população, principalmente do interior do Estado, vai ter a possibilidade de ver como funcionam os órgãos, o Tribunal de Contas, o de Justiça, a Assembleia, entre outros. Isso é importante para que todos melhorem sua condição de cidadão porque só existe cidadania quando sabemos dos nossos direitos e deveres”.
De acordo com o jornalista Geraldo Câmara, a TV Cidadã, transmitida pelo canal aberto 35.2, vai contar com uma programação eclética, visando à formação, à educação e à cidadania. “Apesar de ser uma televisão oficial, queremos que ela tenha cara de povo. O povo, sem dúvida, vai ter participação fundamental na nossa programação”, destacou o jornalista, ressaltando que a TV Cidadã vai ainda fazer as retransmissões, em sinal aberto, da TV Senado e da Câmara Federal.
Participaram do lançamento o presidente do Senado, Renan Calheiros, o governador de Alagoas, Renan Filho, os deputados federais Ronaldo Lessa e Val Amélio, o secretário de Gabinete Civil do Estado, Fábio Farias, o diretor da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Carlos Pontes, entre outras autoridades.
Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br













