Violência urbana será tema do concurso para alunos da rede pública
Esmal lança nova edição do concurso nesta terça-feira (23); 50 estudantes serão premiados
Violência urbana. Este será o tema da edição 2016 do concurso de redação da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). A ação é uma parceria entre a Escola, por meio do seu Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O lançamento do concurso, que premiará os autores das 50 melhores redações, acontece terça-feira (23), às 8h30, na Esmal.
Para participar do concurso, estudantes do 9º ano das 25 escolas públicas selecionadas devem escrever textos dissertativos com até 30 linhas sobre algum dos assuntos abordados, no decorrer do ano, pelo PCJE nos seus colégios. A seleção das escolas se deu após levantamento realizado pelas secretarias estadual e municipal de educação, que identificou as instituições com maior vulnerabilidade social.
O concurso de redação, segundo Hélio Pinheiro Pinho, coordenador do PCJE, “é uma maneira de estimular os estudantes a refletir sobre questões inerentes à cidadania, valorizando a expressão de suas ideias e valores”.
Os temas transversais que podem ser abordados pelos estudantes são: exercendo a cidadania: eleições; violência e abuso sexual; combate ao bullying e à violência na escola; direitos e deveres do cidadão; cidadania, justiça e meio ambiente; preservação e combate ao uso de drogas.
Cada uma das escolas participantes irá selecionar as duas melhores redações dos seus alunos e deve encaminhá-las para a Esmal até o dia 20 de outubro. Todos os 50 estudantes autores selecionados nesta etapa serão premiados com kits contendo jogos educativos e material escolar.
Depois disso, uma comissão formada por nove membros, sendo três deles representantes da Esmal, três da Semed e mais três da Seduc, avaliará os textos. Serão levados em consideração os critérios previstos em edital, como clareza, adequação ao tema e conhecimento de elementos básicos de gramática. Os autores das duas redações mais bem avaliadas nesta última fase receberão um prêmio surpresa especial.
A Esmal está localizada na rua Cônego Machado, nº 1.061, no bairro Farol, em Maceió. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2126-5371.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













