Novo sistema de gestão irá modernizar relação do TJ com estagiários
Lançamento acontece no dia 19/09; plataforma contará com ferramentas de gerenciamento e de comunicação
Avançando no objetivo de modernizar os seus processos, o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) contará, a partir do dia 19 de setembro, com um novo sistema eletrônico de gestão. Trata-se do Sistema de Gerenciamento de Estágio, que irá virtualizar toda a vida funcional do estagiário do TJ/AL, desde a sua inscrição no processo seletivo até o seu desligamento, passando pela definição da sua unidade de lotação e pelo controle de sua frequência.
A nova plataforma foi criada pelo setor de desenvolvimento da Diretoria Adjunta da Tecnologia da Informação (Diati) em conjunto com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal).
Cada detalhe do sistema foi pensado para dar mais eficiência e celeridade ao gerenciamento dos contratos de estágio, bem como para melhorar a comunicação entre as partes. De acordo com Arielly Mergulhão, membro da Coordenação de Estágios da Esmal, a necessidade da criação de um sistema que contemplasse todo o ciclo do estagiário no Tribunal aumentou a partir do crescimento do número de vagas disponíveis no Judiciário.
Apenas no último ano, a quantidade de vagas, todas com contratação autorizada por lei, aumentou 30%. Na última seleção de estagiários, para estudantes do curso de Direito, havia vagas para mais de 50 comarcas. E as oportunidades existem para diversas áreas do conhecimento, como Arquitetura, Jornalismo, Economia, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, entre outras.
Tais vagas são distribuídas por todo o estado de forma planejada, de acordo com uma apuração estatística da demanda das unidades. O novo sistema de gerenciamento também irá oferecer ferramentas para aprimorar este controle, através da geração de relatórios indicadores da carência de estagiários na comarca.

Arielly Mergulhão, da Coordenação de Estágios da Esmal, explica que o novo sistema irá facilitar o fluxo de comunicação entre estagiários e TJ
Rotina automatizada beneficia a todos
Para os estagiários, a implantação do sistema também representará mais praticidade. Isto porque todos os procedimentos, atualmente feitos de forma manual pelos funcionários da Coordenação de Estágios da Esmal passarão a ser informatizados. Assim, os estudantes poderão entregar documentos, receber notificações e assinar contratos de forma eletrônica.
Conforme explica Arielly Mergulhão, o Sistema de Gerenciamento de Estágios “diminuirá a frequência com que os estudantes, principalmente os lotados em unidades do interior de Alagoas, precisarão se deslocar para Maceió para solucionar pendências de seus contratos”.
Duas fases
Nesta primeira fase de implantação do sistema, haverá um treinamento para os funcionários que irão atuar diretamente com a plataforma. Nesta etapa o sistema contemplará o cadastramento de novos estagiários e dos que já atuam no TJ/AL, a convocação de estagiários aprovados em processos seletivos e o encaminhamento às unidades de lotação.
Já no segundo momento de implantação, o que deve ocorrer no mês de outubro, o sistema agregará outros serviços, como permuta, desligamento, além de um novo módulo de cadastro de concursos e inscrição para as seleções.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363














