Esmal 10/10/2016 - 18:39:01
Cerca de 300 aprovados na seleção de estágio em Direito participam de treinamento
Aprovados para atuar nas comarcas do interior participam de curso nesta terça-feira (11), às 14h

Juiz Hélio Pinheiro destaca a importância que o estágio possui na formação do operador do Direito. Foto: Itawi Albuquerque (Dicom/TJ) Juiz Hélio Pinheiro destaca a importância que o estágio possui na formação do operador do Direito. Foto: Itawi Albuquerque (Dicom/TJ)
Cerca de 300 aprovados na seleção de estágio em Direito participam de treinamento na Esmal

    Os aprovados no processo seletivo para estágio em Direito que se inscreveram para atuar na comarca de Maceió participaram, na tarde desta segunda-feira (10), de um treinamento obrigatório no qual receberam orientações sobre ética e também sobre os sistemas de informática do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Mais de dois mil estudantes se inscreveram no concurso e apenas 390 deles conseguiram obter pontos suficientes para garantir a aprovação. 

    Walner Gouveia Santos Silva, que cursa o 6º período do curso de Direito em uma faculdade privada de Maceió, foi um dos candidatos aprovados. Para ele, a aprovação foi uma vitória pessoal muito grande. “Tenho muitas expectativas para depois da nomeação. Quero colocar em prática as lições adquiridas nas salas de aula e obter mais conhecimentos para, futuramente, quem sabe, fazer parte do corpo de funcionários efetivos do Tribunal”, afirma Walner. 

    O estágio, de fato, é uma oportunidade promissora para quem deseja iniciar uma carreira no TJ/AL. É no que acredita o desembargador Fernando Tourinho, diretor-geral da Esmal. “Esta aprovação é apenas o início da vida profissional destes estudantes. Estou certo de que aqui, neste treinamento, temos futuros assessores, magistrados, delegados ou trabalhadores da carreira que eles desejarem ter, basta ter foco e dedicação”, anuncia o desembargador. 

    A experiência do estágio, segundo o coordenador de Projetos Especiais da Esmal, o juiz Hélio Pinheiro, é o que converte o bacharel portador de diploma em um verdadeiro operador do Direito.  “É na prática que desenvolvemos as nossas habilidades e que conseguimos melhorar a vida da comunidade que nos cerca”, ressalta o magistrado. 

Expectativas

    A estudante Débora Beatriz Malafaia, que também participou do curso de formação, confessa estar animada com as novas possibilidades que a atuação como estagiária do Poder Judiciário pode trazer. Ela já tem experiência de aprendiz em um órgão público, mas acredita que a convivência no Tribunal de Justiça pode agregar conhecimentos valiosos para a sua meta profissional: a aprovação em um concurso da magistratura.

    “Como estagiária já pude conhecer o papel do advogado e agora espero ser convocada o mais rapidamente possível para estar mais próxima dos juízes e juízas, acompanhando a parte final dos processos”, explica a estudante.

    Gabrielle Loureiro compartilha deste sentimento. Ela também tem o sonho de ingressar na carreira da magistratura e encara a aprovação como estagiária como o início da concretização deste objetivo. “Estou ansiosa pela nova experiência e quero colocar em prática tudo o que aprendi nos livros e nos debates na faculdade”, afirma a aluna aprovada no processo seletivo


Gabrielle, Walner e Débora foram e estão ansiosos para colocar seus aprendizados em prática. Fotos: Itawi Albuquerque


.     Quase 300 estudantes compareceram ao treinamento, que ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Na tarde de capacitação, os estudantes assistiram a duas palestras. A primeira, sobre ética no estágio, foi ministrada pelo magistrado João Dirceu Soares Moraes. Depois dela, a servidora do TJ/AL Luciana Luna demonstrou, para os aprovados, o funcionamento dos sistemas de informática da instituição. 

    O grupo de aprovados inscritos para atuar nas comarcas do interior de Alagoas receberá treinamento obrigatório nesta terça-feira (11), também na sede da Esmal, a partir das 14h. Os candidatos aprovados que não participarem do curso serão eliminados do certame. A convocação dos novos estagiários do TJ/AL obedecerá à ordem de classificação dos aprovados, na medida em que surgirem vagas nas unidades do Poder Judiciário.  Mais informações podem ser obtidas através do telefone (82) 2126-5360.

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363