Cerca de 300 aprovados na seleção de estágio em Direito participam de treinamento
Aprovados para atuar nas comarcas do interior participam de curso nesta terça-feira (11), às 14h
Juiz Hélio Pinheiro destaca a importância que o estágio possui na formação do operador do Direito. Foto: Itawi Albuquerque (Dicom/TJ)
Os aprovados no processo seletivo para estágio em Direito que se inscreveram para atuar na comarca de Maceió participaram, na tarde desta segunda-feira (10), de um treinamento obrigatório no qual receberam orientações sobre ética e também sobre os sistemas de informática do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Mais de dois mil estudantes se inscreveram no concurso e apenas 390 deles conseguiram obter pontos suficientes para garantir a aprovação.
Walner Gouveia Santos Silva, que cursa o 6º período do curso de Direito em uma faculdade privada de Maceió, foi um dos candidatos aprovados. Para ele, a aprovação foi uma vitória pessoal muito grande. “Tenho muitas expectativas para depois da nomeação. Quero colocar em prática as lições adquiridas nas salas de aula e obter mais conhecimentos para, futuramente, quem sabe, fazer parte do corpo de funcionários efetivos do Tribunal”, afirma Walner.
O estágio, de fato, é uma oportunidade promissora para quem deseja iniciar uma carreira no TJ/AL. É no que acredita o desembargador Fernando Tourinho, diretor-geral da Esmal. “Esta aprovação é apenas o início da vida profissional destes estudantes. Estou certo de que aqui, neste treinamento, temos futuros assessores, magistrados, delegados ou trabalhadores da carreira que eles desejarem ter, basta ter foco e dedicação”, anuncia o desembargador.
A experiência do estágio, segundo o coordenador de Projetos Especiais da Esmal, o juiz Hélio Pinheiro, é o que converte o bacharel portador de diploma em um verdadeiro operador do Direito. “É na prática que desenvolvemos as nossas habilidades e que conseguimos melhorar a vida da comunidade que nos cerca”, ressalta o magistrado.
Expectativas
A estudante Débora Beatriz Malafaia, que também participou do curso de formação, confessa estar animada com as novas possibilidades que a atuação como estagiária do Poder Judiciário pode trazer. Ela já tem experiência de aprendiz em um órgão público, mas acredita que a convivência no Tribunal de Justiça pode agregar conhecimentos valiosos para a sua meta profissional: a aprovação em um concurso da magistratura.
“Como estagiária já pude conhecer o papel do advogado e agora espero ser convocada o mais rapidamente possível para estar mais próxima dos juízes e juízas, acompanhando a parte final dos processos”, explica a estudante.
Gabrielle Loureiro compartilha deste sentimento. Ela também tem o sonho de ingressar na carreira da magistratura e encara a aprovação como estagiária como o início da concretização deste objetivo. “Estou ansiosa pela nova experiência e quero colocar em prática tudo o que aprendi nos livros e nos debates na faculdade”, afirma a aluna aprovada no processo seletivo

Gabrielle, Walner e Débora foram e estão ansiosos para colocar seus aprendizados em prática. Fotos: Itawi Albuquerque
. Quase 300 estudantes compareceram ao treinamento, que ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Na tarde de capacitação, os estudantes assistiram a duas palestras. A primeira, sobre ética no estágio, foi ministrada pelo magistrado João Dirceu Soares Moraes. Depois dela, a servidora do TJ/AL Luciana Luna demonstrou, para os aprovados, o funcionamento dos sistemas de informática da instituição.
O grupo de aprovados inscritos para atuar nas comarcas do interior de Alagoas receberá treinamento obrigatório nesta terça-feira (11), também na sede da Esmal, a partir das 14h. Os candidatos aprovados que não participarem do curso serão eliminados do certame. A convocação dos novos estagiários do TJ/AL obedecerá à ordem de classificação dos aprovados, na medida em que surgirem vagas nas unidades do Poder Judiciário. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (82) 2126-5360.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363














