Planejamento estratégico 11/10/2016 - 13:45:20
Sistema de Gestão da Qualidade: empresa de consultoria conclui auditoria interna no TJ/AL
Procedimento buscou analisar como os setores vêm atuando para atender aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Equipe da APMP debateu com o consultor Ramon Alcântara sobre a implantação do SGQ no Judiciário de Alagoas. Equipe da APMP debateu com o consultor Ramon Alcântara sobre a implantação do SGQ no Judiciário de Alagoas. Foto: Itawi Albuquerque

    Os consultores Ramon Alcântara e Ênis Bezerra, da RS2 Consultoria, concluíram nesta terça-feira (11) auditoria interna nas unidades do Judiciário estadual onde serão implantadas as regras do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que se baseia nos requisitos da certificação ISO 9001:2008 e busca promover um melhor atendimento aos jurisdicionados e avanço no desenvolvimento da Justiça.        
      Passaram pela auditoria os seguintes departamentos do Tribunal de Justiça (TJ/AL): Assessoria de Planejamento e Modernização (APMP), Diretoria de Administração (Darad), Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Subdireção, Departamento Central de Aquisições (DCA) e Diretoria de Tecnologia (Diati). A 3ª Vara Criminal de União dos Palmares, a 8ª Vara Cível - Residual de Maceió, a 10ª Vara Cível - Família e Sucessões de Arapiraca e a 15ª Vara Cível - Execução Municipal de Maceió também foram submetidas ao procedimento.

    A auditoria analisou como cada setor vem atuando para atender aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade. “Nessa etapa, observamos como os setores agem quanto aos procedimentos, registros, indicadores e também os objetivos da gestão com o cumprimento dessas metas. Com isso, atestamos se a instituição está apta ou não a receber a auditoria externa”, explicou o consultor.

    De acordo com Ramon Alcântara, os requisitos que ainda não foram atendidos serão corrigidos pelo setor responsável. “O Escritório da Qualidade, que deve ser implantado no Tribunal de Justiça até o mês de novembro, vai tratar e corrigir as não-conformidades. A partir disso, pode-se convocar uma auditoria externa, que executará os mesmos procedimentos, mas com o poder de conceder a certificação ISO 9001:2008”, disse.

Treinamento

    Nos dias 13 e 14 deste mês, os gestores e representantes da qualidade que atuam nas referidas unidades passarão por treinamento para tratar as não-conformidades observadas durante a auditoria. Na quinta, a capacitação ocorrerá das 14h às 18h, no primeiro andar do TJ/AL. Os que não puderem ir nesse dia podem comparecer na sexta, das 8h às 12h. O treinamento será ministrado por Romeu Coutinho, da RS2 Consultoria.

Graziela França e Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240