Crianças se encantam com mundo mágico dos livros apresentado na Esmal
Atividade alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi promovida, nesta quarta-feira (26), pelo PCJE e pela Biblioteca Geral
Foto: Itawi Albuquerque
A tarde desta quarta-feira (26) foi repleta de atividades lúdicas e culturais para um grupo de cerca de 30 crianças da escola municipal Kátia Pimentel Assunção. Elas participaram das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, ação organizada pela Biblioteca Geral do Poder Judiciário e pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
Com idades entre seis e onze anos, as crianças se reuniram no mini-auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) para ouvir histórias, cantar e dançar. A sala foi toda preparada para elas, estava enfeitada com livros, cartazes, cores e muita alegria. Os meninos e meninas foram recebidos pela equipe da Esmal e por contadores de histórias do grupo Biblioencanta e da Trupe Gogó da Ema.
Uma das crianças mais animadas com a tarde de incentivo à leitura era a pequena Maria Eduarda Vital, de oito anos. “Na minha casa tem alguns livros que eu já li devagarzinho, porque ainda estou aprendendo” afirmou a menina, abraçada ao presente que recebeu da Esmal: um exemplar do livro ‘Enrolados’. Ela também ficou interessada em levar a história ‘A Bela e a Fera’ para casa, mas outra coleguinha que também participou da atividade escolheu a obra antes dela. Nenhuma das garotas, contudo, ficou triste, pois elas combinaram que, depois da leitura, uma irá emprestar o livro que ganhou para a outra.

Maria Eduarda ficou impressionada com a possibilidade de conhecer outros universos através dos livros. Foto: Itawi Albuquerque
Mírian Ferreira Alves, diretora da Biblioteca Geral, acredita que este comportamento é um indício de que o objetivo da ação foi alcançado. “Com as atividades de contação de histórias estimulamos a criatividade e a curiosidade na infância. Partimos da oralidade para incentivar as crianças a desejar acessar outras narrativas, fazendo com que elas busquem o contato com os livros desde cedo”, explicou Mírian.
Ana Valéria Pitta, que é membro do PCJE, complementou a ideia falando da necessidade de contribuir com a construção do gosto pela leitura. “Celebramos a semana do livro com festa e esperamos, com esta atividade, influenciar de alguma forma as crianças a ter e difundir este costume, essencial para a formação da cidadania e do pensamento crítico”, ressaltou.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













