Contrato com vLex Global oferece nova base virtual para consultas de obras jurídicas
Ferramenta é a terceira grande plataforma a ser disponibilizada pela Biblioteca do Judiciário
Dicom/TJAL
Com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta de auxílio às pesquisas jurídicas e relacionadas à Administração Pública, a Biblioteca Geral do Poder Judiciário de Alagoas disponibiliza, desde dezembro, o acesso à plataforma vLex Global.
Trata-se da terceira ferramenta virtual para realização de consultas de conteúdos jurídicos adquirida pela Biblioteca Geral. As duas bases de informações disponibilizadas anteriormente, BiD Fórum e RT Online, obtiveram, respectivamente, uma média de 800 acessos por mês.
Para Mirian Ferreira Alves, diretora da Biblioteca Geral, “as três ferramentas digitais e o acervo impresso, disponível nas dependências da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), onde fica situada a Biblioteca, se complementam em termos de conteúdo e abrangência”. “Ao firmar contratos com plataformas digitais de acesso à informação, o Tribunal de Justiça de Alagoas contempla a demanda por conhecimento dos seus funcionários, ao passo que acompanha as inovações tecnológicas do processo de aprendizado”, complementa Mírian.
Acervo da vLex Global
Com a liberação do acesso à vLex Global, os servidores e magistrados do Judiciário alagoano terão acesso a conteúdos, na íntegra, oriundos de 134 países, incluindo livros, periódicos, enciclopédias, jornais, legislação e jurisprudência. As publicações são atualizadas diariamente, no entanto também é possível ter acesso a conteúdos históricos, visto que a base virtual possui publicações datadas a partir do ano de 1858.
Dentre as obras brasileiras disponíveis na vLex Global destacam-se os livros das editoras FGV, LTr, Malheiros e Mundo Jurídico; volumes históricos de Rui Barbosa editados pela Casa de Rui Barbosa; e periódicos da Editora Bonijuris.
Já dentre as editoras estrangeiras com documentos na base estão: Cacucci e Editrice La Tribuna (Itália), Jurídica de las Américas (México e Chile), Escritório de Publicações das Nações Unidas, Dykinson (Espanha), Lavoisier (França), Elcla (Portugal), Edipro (Bélgica) e Platense (Argentina).
Notícias dos jornais mais importantes da imprensa mundial, como El Tiempo, El País, The Washington Times, O Globo, El Mercurio, La Reforma e La Nación são atualizadas diariamente e disponibilizadas no sistema.
Como acessar
Todo o conteúdo da vLex é acessível através de um portal de busca amigável e de rápido acesso. A consulta pode ser realizada das seguintes maneiras:
1- Pelo site da Esmal.
Basta clicar no ícone “Biblioteca”, localizado na parte inferior da página e em seguida clicar em “Pesquisa”, ícone que aparece do lado esquerdo da tela do computador.
Depois disso, será aberta uma lista das plataformas virtuais disponíveis, entre elas a “vLex”.
Caso o usuário esteja utilizando a rede interna do Tribunal, o acesso é direto e não há a necessidade de senha.
2 - Quando o usuário não está conectado à rede interna do Tribunal, o acesso pode ser realizado pelo Intrajus, onde há um ícone com o nome da ferramenta.
Os usuários que encontrarem dificuldades na utilização da ferramenta podem entrar em contato com a Biblioteca pessoalmente, pelo telefone (82) 2126-5350 ou por e-mail: biblioteca@tjal.jus.br.
A Biblioteca Geral do Poder Judiciário está localizada na Esmal, situada na Rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol, em Maceió. Na Biblioteca há computadores disponíveis para a pesquisa e consulta dos acervos digitais.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363














