Esmal 15/02/2017 - 14:01:58
Escola da Magistratura debate prevenção às drogas com educadores
Evento, realizado nesta quarta-feira (15), contou com apoio do Fórum Permanente de Combate às Drogas e de órgãos do Governo do Estado

Ana Valéria Moura, integrante do PCJE, falou sobre a importância da prevenção às drogas. Ana Valéria Moura, integrante do PCJE, falou sobre a importância da prevenção às drogas. Foto: Graziela França

    A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o Fórum Permanente de Combate às Drogas e entidades do Governo do Estado discutiram a prevenção ao uso das drogas na educação escolar em um seminário realizado nesta quarta-feira (15), no auditório da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió.

    A Esmal participou da ação por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). “Nós temos o papel de informar esses alunos, trabalhando junto aos professores e gestores para que eles possam estar preparados para abordar a questão da prevenção às drogas, que é uma das vertentes da cidadania”, destacou a servidora do PCJE, Ana Valéria Moura.

    A equipe do PCJE também distribuiu cartilhas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa teve como objetivo levar informação à sociedade e disponibilizar meios para que as pessoas conheçam seus direitos e deveres.

    O seminário contou com palestra do médico Urânio Paiva, que abordou a importância da prevenção ao uso das drogas enquanto a criança e o adolescente ainda estão na escola. Ele falou também sobre o tratamento do dependente químico.

   Para Esvalda Bittencourt, secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o combate às drogas na escola evita problemas futuros para a própria pessoa e para a sociedade. “É de fundamental importância essa parceria entre o Poder Judiciário, a Educação e a sociedade civil, por meio do Fórum [Permanente de Combate às Drogas], porque tudo começa na escola. Se há prevenção na educação escolar, é possível evitar que a criança e o adolescente se tornem um adulto problemático”, destacou.

    Noélia Costa Amaral, do Fórum Permanente de Combate às Drogas, também destacou a importância da iniciativa. “Este é um evento para os coordenadores, educadores, gestores e é relevante pela temática abordada e para que essas pessoas sejam multiplicadoras das informações aqui disponibilizadas. Apenas unindo forças que a gente minimiza esse problema tão grave que é o das drogas”.

    Participaram do encontro representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (Seprev), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), gestores de escolas estaduais e municipais, além de representantes da sociedade em geral.

Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240