Esmal 08/03/2017 - 16:36:44
Esmal e Seduc buscam estreitar parcerias e fortalecer PCJE
Coordenador Geral de Cursos da Esmal, juiz Manoel Cavalcante,esteve reunido com secretário de Estado da Educação nesta terça-feira (7)

Equipes de trabalho discutiram ações para fortalecer os vínculos entre as instituições. Equipes de trabalho discutiram ações para fortalecer os vínculos entre as instituições.

    Ampliar e fortalecer a parceria existente entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Foi com esse objetivo que o coordenador Geral de Cursos da Esmal, juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto, se reuniu com o secretário de Estado da Educação, José Luciano Barbosa, na tarde de terça-feira (7), no Gabinete do secretário.

    Também participaram da reunião Ana Valéria Moura Pitta, servidora do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE); Noélia  Amaral, presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas; Laura Souza, secretária executiva da Seduc; e Sérgio Newton, secretário executivo de Gestão Interna  da Seduc.  

    Na ocasião, o juiz Manoel Cavalcante apresentou resultados do PCJE, eixo de trabalho da Escola da Magistratura em parceria com a Seduc e com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). No ano de 2016, o programa beneficiou cerca de nove mil estudantes de 25 escolas da rede pública de Maceió, 15 municipais e dez estaduais.  Através dele foram realizadas palestras, sessões de cinema, concurso de redações, ações socais, Natal Solidário e diversas outras atividades. As ações também contemplaram familiares dos estudantes.

    A fim de fortalecer o PCJE e atingir um aproveitamento ainda melhor dos alunos da rede pública estadual, o secretário Luciano Barbosa se comprometeu a disponibilizar um professor da Seduc para apoiar o programa da Esmal. A ideia é que o profissional represente um elo entre as instituições, facilitando a comunicação entre elas. 

    “A Seduc precisa de todos os setores da sociedade. Trabalhar junto com a Esmal é muito importante porque cria laços que levam a prevenção para a nossa juventude, diminuindo o que acontece dentro das escolas no que diz respeito às drogas, à violência. O PCJE dá continuidade ao trabalho que a própria Secretaria de Educação faz”, enfatizou o secretário Luciano Barbosa.

    Na opinião do magistrado Manoel Cavalcante, o encontro foi muito proveitoso. “A nossa expectativa é reforçar os vínculos entre o Poder Executivo e o Judiciário. O secretário de Educação se mostrou muito receptivo às nossas propostas. Pretendemos integrar as equipes para que possamos preparar, juntos, uma agenda de cursos que contemplem os servidores dos dois Poderes”, destacou o coordenador Geral de Cursos da Esmal. 

    Outro assunto tratado durante o encontro foi a possibilidade de a Esmal passar a oferecer cursos de especialização, na modalidade lato sensu, para a sociedade. Para avançar nesse tema, uma nova reunião foi agendada para a próxima quinta-feira, 16. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363