PCJE apresenta plano de atividades de 2017 para gestores de escolas estaduais
Novidades, como exposição literária e apresentações musicais, estão previstas
Equipe de trabalho do PCJE apresenta plano de trabalho a gestores da educação estadual
A equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), realizou, nessa quarta-feira (8), uma reunião com os gestores das escolas estaduais que serão contempladas pelo programa em 2017. No encontro, que ocorreu na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os membros do programa apresentaram aos representantes das instituições de ensino, o plano de atividades sugeridas para este ano letivo.
O eixo a ser trabalhado pelo PCJE neste ano será “Mediação de Conflitos e Promoção da Paz”. A partir desta temática os estudantes dos 9º anos de cinco escolas estaduais serão convidados a refletir sobre assuntos como combate ao bullying, prevenção e combate ao uso das drogas, combate à violência doméstica, prevenção e combate ao abuso sexual, cultura do estupro e eleições.
Receberão o PCJE em 2017 as escolas estaduais Anaías de Lima Andrade, Professor Edmilson Pontes, Mota Trigueiros, Otávio Barbosa Aguiar e Teotônio Vilela. Outras cinco escolas, municipais, também acolherão o programa este ano. Os seus gestores irão participar de reunião de planejamento nos próximos dias.
Novidades
Durante o encontro, os representantes das escolas da rede estadual foram ouvidos pela equipe do PCJE e apresentaram sugestões de acordo com as suas experiências em sala de aula. De acordo com a servidora do PCJE, Ana Valéria Pitta, uma das ideias apresentadas pelos educadores foi que o programa disponibilizasse material de apoio sobre os temas desenvolvidos com os estudantes. "O material seria utilizado, posteriormente, pelos professores, facilitando a continuidade dos debates após as palestras oferecidas pelo programa", explica.
Outra mudança para este ano letivo foi a reformulação do calendário de atividades. Agora, além das tradicionais visitas, palestras, sessões de cinema e concurso de redações, os estudantes participarão de outras ações por meio das quais poderão apresentar seus talentos nas áreas da literatura e outras manifestações artísticas. Os estudantes poderão participar das exposições confeccionando poesias, cordéis, pinturas, apresentando peças de teatro, músicas, danças etc.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













