Presidente Otávio Praxedes reafirma apoio de sua gestão às atividades da Esmal
Mestrado profissional para magistrados e servidores está entre as metas da Escola para o biênio 2017/2018
Questões administrativas e estratégicas da Esmal foram a pauta da reunião Foto: Caio Loureiro
Para reafirmar o seu apoio às atividades e inovações propostas pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes, recebeu o diretor-geral da Escola, desembargador Fernando Tourinho, e toda a equipe de coordenadores da instituição para uma reunião de trabalho nesta quarta-feira (15).
Durante o encontro, o desembargador Fernando Tourinho relatou os últimos encaminhamentos acerca de metas da Esmal para o biênio 2017/2018. Uma delas é oferecer um curso de mestrado profissional destinado a servidores e magistrados do Poder Judiciário alagoano.
Segundo o coordenador de Cursos para Magistrados da Esmal, juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, para efetivar este plano é necessário estabelecer uma parceria com uma instituição de ensino pública ou privada. “Estamos avançando nas negociações e temos alguns parceiros potenciais. Após a fixação do convênio, teremos ainda que definir a proposta do curso e submetê-la à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, resumiu o magistrado.
Questões administrativas também foram abordadas na reunião, dentre elas a insuficiência de servidores lotados na Esmal, cujo déficit estimado é de 12 pessoas. O cenário, contudo, já se encaminha para uma resolução, visto que o presidente Otávio Praxedes anunciou, durante o encontro, que três novos funcionários se apresentarão na Escola da Magistratura nos próximos dias.
“Com o início de nosso calendário de atividades, no mês de março, teremos diversos eventos na Esmal, por vezes acontecendo nos três turnos. Infelizmente, hoje não contamos com um quadro de pessoal que baste para atender a essa demanda. O compromisso assumido pelo nosso presidente já irá melhorar bastante a nossa situação”, pontuou o desembargador Tourinho.
O reforço na equipe de servidores será essencial para a realização do curso de formação inicial dos aprovados no último concurso público para juiz substituto do TJ/AL. A previsão é de que o curso, de quase 500 horas-aula, tenha início no mês de abril.
Satisfeito com as perspectivas de desenvolvimento da Esmal, o presidente Otávio Praxedes elogiou o trabalho da equipe e finalizou o encontro desejando um bom desempenho aos coordenadores no decorrer do biênio. “Posso dizer que estou bem orientado sobre as pautas da Esmal, o que é muito importante. Quero que saibam que a minha gestão está à disposição da Escola da Magistratura para o que for possível, dentro de nossas possibilidades”, destacou.
Também participaram da reunião os juízes gestores de atividades da Esmal Manoel Cavalcante Lima Neto, coordenador-geral de cursos; Luciana Josué Raposo Lima Dias, coordenadora de Cursos para Servidores do Poder Judiciário; Hélio Pinheiro Pinto, coordenador de Projetos Especiais; Lorena Carla Santos Vasconcelos Sotto-Mayor, coordenadora de Pesquisa e Produção Científica e Acadêmica; Gustavo Souza Lima, coordenador do Núcleo de Ensino a Distância.
Além deles, estiveram presentes o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, Mário Jorge Uchôa; o procurador-geral Filipe Lôbo Gomes; o juiz auxiliar da Presidência Ygor Figueirêdo; e o secretário especial da Presidência Márcio Felipe Aguiar Omena, bem como os servidores Karoline Mafra Sarmento Beserra e Rafael Ribeiro de Albuquerque, respectivamente coordenadora pedagógica e secretário executivo da Esmal.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













