Esmal 21/03/2017 - 18:39:34
Alunos aprovam curso de Conciliação e Mediação da Esmal
Concludentes destacam oportunidades profissionais e mudanças de postura diante de conflitos; inscrições para nova turma estão abertas até 14/04

Renata Batista, Pedro Coutinho e Marcello Vasconcelos são alunos da primeira turma do curso. Renata Batista, Pedro Coutinho e Marcello Vasconcelos são alunos da primeira turma do curso. Fotos: arquivos pessoais

    “A partir dos ensinamentos e técnicas consegui ter mais sensibilidade para os métodos consensuais de solução de conflitos. Pude visualizar a importância da conciliação para a cultura da paz e, sobretudo, para evitar a crescente e desordenada judicialização de processos em nosso país”. É essa a avaliação de Pedro Coutinho, graduado em Direito há mais de cinco anos, sobre o Curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). 

    Pedro se inscreveu na primeira turma do curso, iniciada no mês de outubro de 2016, em busca da ampliação de seu conhecimento acadêmico. A capacitação na área da mediação se tornou ainda mais indispensável após a entrada em vigor do Novo Código do Processo Civil, o qual estimula a resolução de conflitos de forma consensual antes da formação do litígio judicial.Trata-se de um importante instrumento para solução rápida e pacífica de conflitos.

    Assim como grande parte dos participantes do curso de Conciliação e Mediação da Esmal, Pedro foi surpreendido, porém, com uma formação capaz de provocar transformações que devem render frutos, pessoais e profissionais, indefinidamente.  

    A sensação de amadurecimento é compartilhada por Renata Batista, graduada em Direito há três anos e também concludente do curso. Ela relata que a capacitação modificou a sua relação com os conflitos. 

    “Além de possibilitar grandes oportunidades profissionais, em virtude da atual política judiciária de tratamento adequado dos conflitos, à luz do Novo Código de Processo Civil, o participar do curso também trouxe benefícios pra minha vida pessoal, pois me transformou em um soldado da pacificação social’. Percebi, como advogada e cidadã, que a conciliação e a mediação trazem para a sociedade, acima de qualquer solução de conflitos, o bem-estar social, restabelecendo relações e, consequentemente, um melhor convívio entre as partes”, destaca Renata. 

    E não foram apenas profissionais do Direito que aproveitaram a primeira edição do curso. A turma era composta por indivíduos graduados nas mais diversas áreas do conhecimento, já que para se inscrever bastava ter concluído o ensino superior há mais de dois anos e se permitir envolver pelo tema. 

    O psicólogo clínico e organizacional Marcello Melo Vasconcelos, por exemplo, espera que após a finalização do aperfeiçoamento possa atuar de modo a contribuir com a cultura da paz tanto no âmbito jurídico, como nos ambientes escolares, organizacionais, da saúde e até mesmo governamentais. 

    “Acredito que o curso tem me ajudado, além da minha formação, com as habilidades do relacionamento humano facilitando a solução de conflitos e a lidar com divergências de opinião, empatia e respeito às diferenças”, observa Marcello, que está concluindo o estágio supervisionado, fase que encerra a capacitação.

    As inscrições para a segunda turma do Curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais, promovido pela Esmal, estão abertas até o dia 14/04. Para obter mais informações sobre a atividade educacional, os interessados devem entrar em contato com a Escola da Magistratura através do telefone (82) 2126-5362.  

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363