Informatização 29/03/2017 - 15:41:57
TJ/AL designa juízes e servidores para Comitê de Gestão de Tecnologia
Medida visa estabelecer melhorias de infraestrutura referentes a área, atender a resoluções do CNJ e unificar as equipes de trabalho

(Ilustração) (Ilustração)

    O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Otávio Praxedes, instituiu o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cgestic/AL), responsável por elaborar planos e metas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e nomeou os seus membros. As medidas foram publicadas no Diário da Justiça desta quarta-feira (29), na Resolução nº 4 e na Portaria nº 272.

    A medida visa estabelecer melhorias de infraestrutura referentes a TIC e atender às resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltadas para a informatização de processos judiciais.

    A resolução também extingue a Comissão de Virtualização e Digitalização do Poder Judiciário do Estado de Alagoas; a Comissão de Virtualização do Processo Administrativo do Poder Judiciário; e o Comitê Gestor do Sistema de Processo Judicial Eletrônico. Assim, o novo Comitê unifica as equipes de trabalho, com o objetivo de otimizar as atividades desenvolvidas na área.

    O Comitê é responsável pela elaboração de planos táticos e operacionais; estabelecimento de indicadores e metas operacionais; acompanhamento e avaliação da execução de planos da área; e análise das demandas e proposição de replanejamentos. As ações devem estar alinhadas à Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) e aos desdobramentos estabelecidos no Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) para o período 2015-2020.

    Conforme determina a Portaria nº 272, o Comitê é composto por Domingos de Araújo Lima Neto, desembargador coordenador; Carlos de Oliveira Ramos, juiz convocado; Antônio Rafael Casado, juiz representante da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis); e Diego Araújo Dantas, juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.

    Fazem parte ainda da grupo os servidores Alexandre Sodré, diretor-geral do TJ/AL; Sérgio Walney Martins, da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP); e José Baptista, diretor de Tecnologia da Informação (Diati), designado para secretariar o Comitê.

Comitê de Governança

    Também foram designados os membros do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, por meio da Portaria nº 273, revogando a Portaria nº 267/2015, que determina o acompanhamento, ajustes e fiscalização das ações voltadas para o PETIC .

    O Comitê é composto pelo desembargador Domingos Neto; o juiz Diego Dantas, Antônio Rafael Casado; o juiz Jamil Amil, representante do Funjuris; Clóvis Correia, assessor-chefe da APMP; e José Baptista, da Diati.

Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240