Primeiros formandos do Curso de Mediação e Conciliação recebem certificados
Últimas chances para interessados efetivarem inscrição na segunda turma do curso; prazo será encerrado no dia 14/04
Diretor-geral da da Esmal entregou certificados para os cinco primeiros estudantes a concluírem o curso. Foto: Itawi Albuquerque
O primeiro grupo a concluir o Curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais, promovido pela Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), recebeu os certificados nesta quarta-feira (5).
Quem entregou os comprovantes de conclusão do curso aos cinco primeiros formandos foi o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, diretor-geral da Escola da Magistratura. De acordo com ele, os profissionais “terão um papel fundamental nos processos de solução de conflitos segundo as diretrizes estabelecidas pelo Novo Código de Processo Civil”.
Uma das pessoas que recebeu o certificado foi Sebastiana Viana Bartira, advogada há mais de 27 anos, que não perde a oportunidade de atualizar conhecimentos. “A Esmal proporcionou o contato com os melhores professores. O incentivo que recebemos foi tão grande que concluí a parte prática do meu curso em novembro de 2016, quatro meses antes do prazo limite”, comemora Sebastiana.
A aluna afirma ainda que quem ganha com a formação dos novos conciliadores e mediadores judiciais é a sociedade, que é estimulada a resolver conflitos de forma pacífica. “Durante o estágio supervisionado, o que mais chamou a minha atenção foi ver pessoas chegando às audiências com raiva umas das outras e saírem de lá, após a aplicação das técnicas de conciliação e mediação, conversando”, elogia.
Confira outros depoimentos de estudantes que aprovaram o Curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais.
Nova turma
O dia 14 de abril marca o fim do prazo de inscrições para a segunda turma do curso de Conciliação. Podem se inscrever profissionais de todas as áreas do conhecimento, especialmente os graduados em Direito, Economia, Psicologia, Administração, Sociologia, Pedagogia e outros, que lidam com relações humanas. Leia o edital completo clicando aqui.
Ainda há vagas para os interessados. Para fazer a inscrição é necessário comprovar que concluiu o ensino superior há, no mínimo, dois anos. As inscrições são realizadas pela internet, no site da Esmal.
Após a inscrição, o interessado terá três dias para apresentar originais e cópias dos documentos de identificação, CPF e diploma em qualquer curso de graduação (concluído há, no mínimo, dois anos), na Coordenação Geral de Cursos da Esmal. Depois da entrega dos documentos será emitido o boleto de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$2.500,00. O valor pode ser parcelado em até cinco vezes.
Magistrados e servidores da Justiça podem requerer a participação no curso de forma gratuita, pois há reserva de 20% de vagas para esse público. As vagas devem ser solicitadas diretamente na Esmal até segunda-feira (10), mediante as comprovações exigidas no edital.
Sobre o curso
A carga horária da II Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais será distribuída em duas partes. A primeira é teórica, com 40 horas de aulas expositivas e debates. Para aprovação, será exigido que o participante obtenha 100% de frequência nesta etapa, que irá durar uma semana, dos dias 24 a 28 de abril.
Já a segunda parte do curso será prática e o participante terá que cumprir 60 horas de estágio supervisionado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS), sempre acompanhado de um supervisor. O prazo para a conclusão desta etapa é 31/10/2017.
Professores colaboradores
João Wesley Domingues - bacharel em Direito, especializado em Direito do Consumidor (FGV), atua como supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). É supervisor de Mediação e Conciliação do TJDFT, possui formação em Mediação de Família e Práticas Colaborativas, é instrutor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Oficinas de Divórcio e Parentalidade, possui formação em Mediação de Conflitos em Famílias com idosos, formação em Mediação Vítima-Ofensor, formação em Investigação, Processo e Julgamento de Mortes Violentas de Mulheres com a Perspectiva de Gênero (Univerdade de Brasilia/ONU MULHERES), formação em Mediação Comunitária de Conflitos, formação em Coaching (Corporate Coach U) e é instrutor em formação do CNJ em Mediação Judicial.
Márcia Maria Ferreira Calainho – juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi advogada militante durante 20 anos, antes de ingressar na carreira da magistratura. Atualmente é mediadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Instrutora em formação do CNJ em Mediação Judicial.
Rita de Cássia Leite Azevedo Régis - possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2005) e especialização em Direito Processual (2013) pela Faculdade Integrada Tiradentes (FITS). É supervisora do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Tiradentes e professora do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes. É conciliadora e mediadora formada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atua como mediadora e conciliadora no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Tiradentes desde 2012. Instrutora em formação do CNJ em Mediação Judicial.
Marizângela Melo Vasconcelos - servidora pública estadual, professora de Direito Empresarial e Direito Processual Civil do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), graduada em Direito pelo CESMAC, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutoranda em Direito pela Universidade do Minho – Portugal. É conciliadora e mediadora formada pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2012. Atua como conciliadora e mediadora no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Tiradentes desde 2012. Instrutora em formação do CNJ em Mediação Judicial.
A Esmal, onde as aulas teóricas irão acontecer, está situada na rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol, em Maceió. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2126-5362.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













