Geral 22/05/2017 - 17:14:10
TV Tribunal: veja como funcionam as três salas de videoconferência do Presídio do Agreste
Implantação do projeto começou em 2015, quando foram realizadas 22 audiências por vídeo; em 2016 esse número cresceu para 1200

Juiz Diogo de Mendonça ouve réu em videoconferência. Foto: TV Tribunal Juiz Diogo de Mendonça ouve réu em videoconferência. Foto: TV Tribunal

    O Presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano, conta com mais uma sala de videoconferência, entregue pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, desde abril. Agora, o presídio conta com três salas para realização de videoconferências. 

    No dia 6 de abril deste ano, o presidente do TJ/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, autorizou a Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) a instalar a terceira sala de videoconferência no Agreste. A TV Tribunal foi até o interior de Alagoas para conferir a novidade, confira no vídeo ao lado. 

    De acordo com o juiz Anderson Passos, o que se espera é que a maioria das audiências seja realizada através da tecnologia. “O ideal é que a generalidade dos processos sejam feitos por videoconferência, pois nós conseguimos efetivamente fazê-lo e garantindo os direitos fundamentais do preso. Excepcionalmente, quando o juiz entender que há uma necessidade diversa, poderá solicitar o comparecimento e o Sistema Prisional vai ter a possibilidade de trazê-los, porque não estará tão assoberbado”, explicou.

    A implantação do projeto começou em 2015, quando foram realizadas 22 videoconferências. Em 2016, o número cresceu exponencialmente para 1200, beneficiando cerca de 1950 reeducandos. O Sistema Prisional da Capital conta com quatro salas para ouvir os réus.


Karina Dantas - Dicom TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240