Servidores são capacitados para gerenciar plataforma de Educação a Distância
Esmal pretende oferecer cursos na modalidade ainda este ano; software Moodle é o elo entre professores e cursistas
Professor Ari Soares e juiz Gustavo Souza utilizaram a plataforma. Foto: Carolina Amâncio
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) está mais próxima da meta de disponibilizar cursos a distância para as pessoas que fazem parte do Judiciário ainda este ano. Isso porque, nesta sexta-feira (26), os profissionais que irão atuar na implementação do novo modelo de ensino concluíram a capacitação necessária para gerenciar a plataforma Moodle. O software, que é livre e gratuito, será utilizado pelos professores e cursistas da Educação a Distância (EAD) para interagir em salas de estudo on-line, acessar material didático, criar fóruns para debates, dentre outras funções voltadas para a capacitação de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
O conteúdo do curso foi ministrado pelo professor Ari Soares de Castro Júnior, pós-graduando em Gestão Estratégica em EAD, no laboratório de informática da Esmal. Com a duração de uma semana, a formação aprofundou conceitos sobre a expansão e potencialidades do ensino a distância, os recursos disponíveis na plataforma Moodle, o gerenciamento dos cursos e os requisitos de sistema para eficiência do software.

Coordenador de Ensino a Distância da Esmal e servidores das áreas de tecnologia e de gestão participaram do curso. Foto: Carolina Amâncio
Responsável pela coordenação do núcleo de EAD da Esmal, o magistrado Gustavo Lima Souza também participou da capacitação. Segundo ele, a formação é um passo imprescindível para que a Esmal avance em seu projeto de EAD. “Para nos auxiliar nesta tarefa, os técnicos vinculados à Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), bem como pessoas lotadas na Esmal, tanto da equipe técnica, quanto da área administrativa, passaram pelo treinamento”, destacou.
O juiz Gustavo Souza acredita que a educação a distância facilitará o aprimoramento dos servidores e magistrados do TJ/AL, flexibilizando e ampliando o acesso ao conhecimento. “Com essa abertura, não será mais necessário que os interessados se desloquem para Maceió para participar de aperfeiçoamentos. O modelo permite o aprendizado nos locas e nos horários mais convenientes para cada indivíduo. Dessa forma, o Judiciário economiza no pagamento de diárias e ainda diminui os custos com a manutenção do espaço físico da Esmal, por exemplo”, explicou o magistrado.
Todo o conteúdo disponibilizado na EAD da Esmal continuará a ser preparado levando em conta as necessidades específicas do Tribunal de Justiça e das pessoas que o compõem. No mês de julho, irá ocorrer um segundo momento de capacitações, dessa vez com o objetivo de orientar docentes para uma utilização criativa e funcional da plataforma.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













