Juíza debate cidadania, justiça e meio ambiente com alunos da rede pública de ensino
Cerca de 90 alunos participaram da ação, realizada na Escola da Magistratura (Esmal); evento fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda (5)
Juíza Juliana Batistela falou sobre consumo sustentável de água e de energia, entre outros tópicos. Foto: Karina Dantas
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda (5), a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promoveu palestra para cerca de 90 alunos, de 14 a 16 anos, das escolas Padre Pinho e Professor Edimilson de Vasconcelos Pontes, localizadas em Maceió. O debate foi conduzido pela juíza Juliana Batistela, que falou sobre cidadania, justiça e meio ambiente.
“Falamos do meio ambiente com questões próximas ao dia a dia deles. Expliquei sobre o consumo sustentável de energia elétrica, de água, da destinação correta do lixo, além de dar um panorama sobre os alimentos transgênicos e dos agrotóxicos”, disse.
Ainda segundo a magistrada, abordar temas que não estão elencados na grade escolar é fundamental para a formação dos jovens. “Eles não têm matérias como 'Noções Introdutórias de Direito' ou 'Noções de Cidadania'. E a educação ambiental, por mais que o MEC [Ministério da Educação] tenha abraçado isso há uns anos, pelo que tenho visto, não está sendo efetiva na prática. Então acho muito importante discutir sobre esses temas”, avaliou.
A ação foi promovida pela Esmal por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). De acordo com a servidora Ana Valéria Moura Pitta, a palestra ajuda a conscientizar os alunos sobre como eles podem contribuir para um meio ambiente melhor. “É importante que, através do programa, possamos trazer essas noções da necessidade de preservar o meio ambiente, porque é o local onde vivemos, e para termos um meio ambiente sustentável, um local onde as futuras gerações possam viver melhor".
Karina Dantas - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













