Juízes e servidores têm até outubro para entregar trabalhos finais de MBA em Poder Judiciário
Aulas presenciais da pós-graduação duraram 18 meses; capacitação resultou de parceria entre Esmal e Fundação Getúlio Vargas
Alunos participaram de especialização na sede da Esmal. Foto: Arquivo pessoal
Dia 6 de outubro é o prazo final para que magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) que participaram da pós-graduação em Poder Judiciário entreguem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Os 45 alunos da especialização passaram por 18 meses de aulas teóricas e práticas, numa jornada de estudos voltados para áreas do Direito, Administração, Contabilidade e Gestão de Pessoas. Os módulos presenciais foram encerrados no último dia 8 de julho e agora eles devem produzir suas pesquisas para apresentar os resultados.
Na modalidade Master in Business Administration (MBA), o curso é resultado de uma parceria entre a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e vai ao encontro da missão da Esmal, que é oportunizar meios para a formação e o treinamento das pessoas que compõem a Justiça alagoana. As disciplinas oferecidas na capacitação foram selecionadas pela equipe gestora do TJ/AL, em sua maioria voltadas às atividades centrais dos servidores e magistrados, o que permitirá a formulação de diagnósticos mais precisos sobre as dificuldades da instituição e o desenvolvimento de respostas sofisticadas e inovadoras para superar desafios de gestão e da própria prática decisória.
“O trabalho final deve ser visto não como um momento de reprodução acrítica de informações ou um convite para a repetição de fórmulas tradicionais desgastadas. Ao contrário, como almeja o projeto acadêmico da FGV Direito Rio, deve ser visto como um desafio intelectual de aplicação das ferramentas teóricas e práticas apresentadas durante o curso para a propositura de novas ideias”, observa Fernando Leal, professor do curso e um dos coordenadores do MBA da FGV.

Desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, diretor-geral da Esmal. Foto: Itawi Albuquerque
Fernando Tourinho, diretor-geral da Esmal, acredita que com o constante aperfeiçoamento das pessoas e, por consequência, dos processos, o Judiciário será capaz de garantir uma prestação jurisdicional ainda mais eficiente. Ele relata que o curso de pós-graduação surgiu de um esforço conjunto da presidência do TJ e da direção e coordenação da Esmal, que diuturnamente buscam a qualificação dos servidores e magistrados do Poder Judiciário.
“Não tenho dúvidas de que o objetivo foi alcançado, pois temos servidores e magistrados mais qualificados para o aprimoramento do Poder, sua função social e seus desafios. Destacando que, ações desta natureza trazem inúmeras vantagens, tanto para a instituição, que passa a contar com pessoal melhor qualificado, como também para os próprios servidores e magistrados, na medida em que adquirem conhecimento e compartilham experiências, contribuindo, sem sombra de dúvidas, para a excelência do serviço jurisdiciona”, resume o desembargador Tourinho.
A diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário, Mirian Ferreira Alves, sinalizou sobre a importância e a necessidade de ampliar seus conhecimentos. “Para mim, como aluna, foi muito proveitoso. Como eu não sou da área jurídica, me permitiu conhecer facetas do Judiciário que eu não conhecia, e campos do Direito sobre os quais eu tinha um conhecimento ainda raso”, disse a servidora.
Carolina Amâncio e Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













