Novos magistrados fazem visita técnica à Secretaria de Segurança Pública
Encontro faz parte da etapa final do curso de formação realizado pela Esmal
Novos juízes fazem visita técnica à SSP/AL. Foto: Rebecca Bastos
Os 12 novos magistrados do Poder Judiciário de Alagoas fizeram uma visita técnica à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), nessa quinta-feira (3), onde foram recebidos pelo secretário Lima Júnior. Os juízes passam pela fase final do curso de formação realizado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), antes de começarem a atuar nas comarcas de 1ª Entrância.
O encontro faz parte do cronograma de visitas institucionais que tem por objetivo promover a aproximação entres os novos magistrados e os órgãos com os quais eles irão trabalhar durante a atividade jurisdicional.
“É uma honra poder participar da visita ao lado dos novos juízes, reforçar a importância da aproximação entre as instituições e mostrar a necessidade da colaboração entre as partes”, afirmou o coordenador de Projetos Especiais da Esmal, juiz Anderson Passos, que acompanhou a reunião.
Na ocasião, o secretário Lima Júnior apresentou os resultados alcançados com o trabalho desenvolvido pela pasta e os dados levantados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac). “É importante que os novos juízes conheçam a realidade da Segurança Pública e os caminhos e apoios que sempre vamos disponibilizar para o Poder Judiciário”, disse o coronel Lima Júnior.
“Eles tem um papel fundamental no combate ao crime e, ao estreitar a relação entre a secretaria e os magistrados, é possível realizar um trabalho de forma conjunta e que atenda as expectativas do povo alagoano”, finalizou.
Para a juíza Marcella Pontes, esse contato entre os órgãos faz com que chegue para a população uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente. “Todas as visitas estão sendo muito produtivas e estreitando os laços do Poder Judiciário com as demais instituições. Mas hoje, em especial, envolve um tema muito importante que é a segurança pública e que está diretamente envolvido com a nossa atuação”, destacou a magistrada.
Nos últimos dias, os novos magistrados conheceram a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), o Instituto de Criminalística e de Medicina Legal de Alagoas e o Presídio do Agreste. Ainda estão previstos encontros na Superintendência Regional da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal (PF/AL).
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













