Esmal 17/08/2017 - 14:43:55
Estudantes de escolas públicas acompanham júri no projeto 'Jovem Juiz'
Jovens foram selecionados pela Esmal para passar um dia ao lado da juíza Lorena Sotto-Mayor

Juíza Lorena Carla Sotto-Mayor mostrou para os estudantes como funciona um júri real. Juíza Lorena Carla Sotto-Mayor mostrou para os estudantes como funciona um júri real. Foto: Rebecca Bastos
Jovem Juiz: estudantes acompanham jornada de magistrada em Maceió

    Nesta quarta-feira (16), dez alunos de escolas públicas de Maceió tiveram a oportunidade de acompanhar um julgamento presidido pela juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, no 2º Tribunal do Júri, no Fórum da Capital, no Barro Duro. Os estudantes foram selecionados para participar da primeira edição do projeto ‘Jovem Juiz’, projeto do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). 

    Sentados ao lado da juíza durante a sessão, os jovens conheceram de perto o trabalho realizado por um magistrado, por um promotor de justiça e por um advogado. “Para serem selecionados os estudantes das instituições atendidas pelo PCJE participaram de um processo seletivo que consistia na elaboração de uma redação. No texto, eles deveriam apresentar uma solução para um caso hipotético de conflito”, explicou a juíza Lorena Carla Sotto-Mayor.

    De acordo com a magistrada, um dos pontos principais do projeto ‘Jovem Juiz’ é fazer com que os estudantes conheçam o funcionamento de um dos Poderes que está a serviço deles e da sociedade. “É importante que eles formem as próprias convicções acerca da atuação do Poder Judiciário. Em um ato só, eles também puderam ver a ação de várias instâncias de controle social e, quem sabe, se sentirem inspirados a futuramente integrar essas instâncias e contribuir para o aprimoramento da sociedade”.

    Entre os alunos que participaram do julgamento estava Victor Gustavo da Silva, de 15 anos, que estuda na Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros. “Meu sonho é cursar Direito e me tornar um juiz. Admiro muito essa profissão e fiquei contente por ter a chance de ver como tudo funciona”, contou. 

    Para a professora do futuro operador do Direito, Margarete Jane Ferreira, o projeto idealizado pela Esmal tem uma importância gigantesca. “Uma oportunidade como essa é coisa rara para os nossos alunos e uma experiência que vai contribuir muito para a formação deles”. A educadora revelou ainda que foi uma surpresa positiva descobrir o interesse do Victor Gustavo pela área jurídica. “A redação dele foi escolhida sem a gente saber desse gosto pela atividade. Tenho a impressão que esse evento vai mudar a vida do Victor”.


            Professora Margarete e Victor Gustavo, de 15 anos, que deseja se tornar um juiz. (Foto: Rebecca Bastos)

   A juíza Lorena Carla Sotto-Mayor afirmou ter ficado surpresa com a vivacidade e a inteligência dos participantes. “Eles são muito jovens, mas já têm uma noção muito boa de quais são os papéis do Poder Judiciário e do Ministério Público”. 

    O conceito do projeto foi inspirado em um trabalho realizado pelo Poder Legislativo Federal, em que estudantes da rede pública de ensino são levados para assistir a atuação dos congressistas nacionais. “Ao saber dessa atividade, me veio a ideia, junto com os servidores da Esmal, de trazer estudantes para ver o dia a dia de um representante do Poder Judiciário e, através disso, também ver a atuação de outras instâncias sociais como o Ministério Público”, explicou a magistrada.

    Empolgada com a visita dos jovens, a promotora de justiça Lídia Malta, que atuou julgamento, elogiou a iniciativa. “Estamos incentivando os jovens a participar da sociedade de maneira ativa, de estarem presentes nesse momento de soluções de conflitos e isso é muito lindo. Eles puderam ter contato direto com a dinâmica, vivenciar na prática e extrair uma experiência pessoal disso”, comentou a promotora.

    Estiveram presentes no Fórum da Capital os alunos e professores das escolas estaduais Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, Professor Eduardo da Mota Trigueiros, Dom Otávio Barbosa Aguiar, Teotônio Vilela e Professora Anaias de Lima Andrade. As escolas municipais Professor Antídio Vieira, Doutor José Haroldo da Costa e Padre Pinho também participaram da primeira edição do projeto ‘Jovem Juiz’.

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363