Coordenadores da Esmal participam de formação promovida pela Enfam
Uso de metodologias ativas foi destaque na capacitação; juízes Alberto Jorge Correia de Barros e Anderson Passos concluíram curso nesta quinta-feira (17)
Juízes Alberto Jorge Correia de Barros Lima e Anderson Passos concluíram módulo 1 da formação. Foto: Enfam
Os juízes coordenadores da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), Alberto Jorge Correia de Barros Lima e Anderson Passos, concluíram, nesta quinta-feira (17), o Curso de Formação de Formadores, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A capacitação teve início no último dia 15 e ocorreu na Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Unicorp).
O objetivo da ação educacional foi desenvolver competências profissionais específicas para o exercício da docência, bem como para a atuação no planejamento e na execução de atividades de formação no contexto da magistratura.
De acordo com o juiz Alberto Jorge, coordenador Geral de Cursos da Esmal, a formação obteve êxito ao demonstrar técnicas para incentivar os magistrados a manter um ritmo contínuo de aprendizagem.
“A formação enfatizou as contribuições que o uso de metodologias ativas pode fazer no âmbito do Poder Judiciário, já que tais métodos de ensino pretendem fazer com que o aluno juiz saia do seu lugar de conforto e se integre, participando efetivamente dos cursos”, explicou o coordenador.
Ainda de acordo com ele, a formação também abordou o planejamento dos cursos para magistrados e servidores nas escolas judiciais. Os conceitos foram apresentados por meio de estudos de casos, simulações e integração com os pares. Quarenta e dois servidores e magistrados dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí e Sergipe, além de representantes dos estados do Rio de Janeiro, da Paraíba, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, participaram do módulo presencial da capacitação.
Este foi o primeiro módulo do nível 1 do curso de Formação de Formadores da Enfam. Nos próximos meses, os juízes coordenadores da Esmal participarão do módulo 2, que é a distância, e da última etapa, que acontecerá em Brasília. Até o mês de novembro os magistrados formadores devem concluir também o nível 2 da capacitação.
“Iremos repassar aos colegas todo o conjunto de técnicas adquirido durante o curso para, cada vez mais, aprimorar a nossa contribuição com o desenvolvimento dos magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas”, ressaltou o juiz Alberto Jorge.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL, com informações da Enfam
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













