Juiz Ricardo Cavalcante ministra palestra sobre bullying para estudantes da rede pública
Ação do PCJE reuniu dezenas de jovens da Escola Municipal João Sampaio
Juiz Ricardo Cavalcante ministrou palestra para alunos do 6º ao 9º ano. Foto: Rebecca Bastos
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, nesta terça-feira (29), uma palestra sobre a prevenção e o combate ao bullying para dezenas de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Sampaio. O juiz Ricardo Jorge Cavalcante esteve na instituição para debater sobre o tema e conversar com os alunos sobre os perigos e problemas causados pela violência no ambiente escolar.
Uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2016, com 100 mil crianças e jovens de 18 países, apontou que, no Brasil, 43% deles sofreu algum tipo de bullying por razões como gênero, etnia, aparência física ou orientação sexual. “Hoje o bullying virou uma epidemia, não apenas nacional, mas mundial. Proporcionar essa oportunidade de discussão sobre o tema com os alunos é algo muito bom para o futuro”, ressaltou o magistrado Ricardo Jorge Cavalcante.
A jovem Ana Gabriela Conceição dos Santos, de 11 anos, afirmou ter saído da palestra mais alerta sobre as brincadeiras que faz com os colegas de sala. “Temos que tomar cuidado porque alguma piada pode machucar a pessoa e até deixar alguém muito doente”, contou a estudante do 6º ano do ensino fundamental.
“O trabalho que está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas é muito bom e vai surtir efeito, sem dúvida alguma. Conversar com os estudantes e prevenir essas situações é fundamental”, comentou o juiz sobre as palestras promovidas pelo PCJE, eixo de atividades da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













