Esmal 04/09/2017 - 15:37:35
Esmal recebe palestra sobre Governo digital e sociedade inteligente
Usar a tecnologia para melhorar a prestação de serviços para o jurisdicionado foi um dos destaques do debate

Evento foi promovido pelo Núcleo Interinstitucional de Virtualização da Justiça Estadual (NIVJE). Evento foi promovido pelo Núcleo Interinstitucional de Virtualização da Justiça Estadual (NIVJE). Foto: Carolina Amâncio

    Cláudio Chauke, diretor de Programas Executivos da maior empresa do mundo de pesquisa e aconselhamento na área de Tecnologia da Informação, a Gartner, ministrou palestra na última sexta-feira (1º) na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Promovido pelo Núcleo Interinstitucional de Virtualização da Justiça Estadual (NIVJE), o evento reuniu dezenas de profissionais do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e também de fora dele para um debate sobre tema ‘Governo digital e sociedade inteligente: oportunidades e desafios no ecossistema de Governo’.  

    O desembargador Domingos de Araújo Lima Neto abriu o evento e apontou a necessidade de discutir a incorporação da tecnologia ao governo de modo a tornar a vida da sociedade melhor. “Nós que fazemos parte do Poder Judiciário também somos Governo, somos gestores de uma parte do Estado. É por isso que temos que despertar para a questão do mundo digital a fim de prestar um serviço de excelência para o nosso maior cliente, que é o cidadão”, afirmou o desembargador. 

    Para o consultor Cláudio Chauke, a iniciativa do Judiciário alagoano se destaca positivamente no cenário brasileiro, já que foi uma dos poucos tribunais do país a procurar a parceria para um debate sobre o assunto. “A discussão sobre o Governo digital dentro do Judiciário é essencial, pois estamos em um momento em que o há uma pressão social pela celeridade na tomada de decisão, mas não é apenas o fluxo do processo que traz essa celeridade, mas sim a busca de respostas sobre como resolver problemas complexos através da tecnologia. Usar a inteligência artificial e a tecnologia da informação para entender jurisprudências, por exemplo, pode ajudar muito o magistrado na tomada de decisão”, observou Chauke. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363