Estudantes assistem a palestra na Esmal sobre direitos e deveres
Juiz Anderson Passos, coordenador do PCJE, acredita que evento é oportunidade para que TJ conheça problemas enfrentados pelos jovens
Promotor Rogério Paranhos falou sobre direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Foto: Vítor Menezes
A Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) promoveu palestra sobre direitos e deveres da criança e do adolescente, por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), nesta segunda-feira (11). Os alunos das escolas João Sampaio e Aroldo Costa, da rede pública municipal, e Teotônio Vilela e Don Otávio, da rede pública estadual, foram recebidos na sede da Escola, no Farol.
O coordenador do PCJE, juiz Anderson Passos, e o promotor de justiça Rogério Paranhos, abordaram diversos temas, desde a violência sexual e doméstica, ao consumo de drogas.
Para Anderson Passos, momentos como esse representam uma chance para o Judiciário descobrir onde se encontram os problemas, e para as crianças serem orientadas sobre seus direitos. "É uma via de mão dupla, eles aprendem que é direito deles que suas individualidades sejam respeitadas, mas que também possuem deveres, como respeitar os pais, por exemplo", explicou.
Após assistirem à palestra e tirarem suas dúvidas, as alunas Katly Steffanny e Brenda Marques, ambas estudantes do 8º ano do Colégio Aroldo Costa, elogiaram a iniciativa. “Foi muito interessante e objetivo. Tirei algumas dúvidas que tinha, foi ótimo”, disse Ketly. “Acabamos ganhando mais experiência. Aprendemos um pouco mais sobre coisas que já sabíamos, e sobre coisas que não sabíamos também”, comentou Brenda.
"É fundamental que esses alunos tenham a oportunidade de conhecer seus direitos, pois isso auxilia a passar por essa fase difícil que é a adolescência", ressaltou o promotor Rogério Paranhos.
Vitor Menezes - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240













