Geral 15/09/2017 - 13:35:11
CJUS forma líderes comunitários para atuarem como mediadores de conflitos
“Várias sementes foram plantadas, espero profundamente que os novos mediadores sejam referência”, afirmou o desembargador Tutmés Airan

Turma formada pelo curso do CJUS da Justiça de Alagoas. Turma formada pelo curso do CJUS da Justiça de Alagoas.

    O Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS Pré-processual), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), finalizou o primeiro curso voltado à formação de líderes comunitários em mediação de conflitos, nessa terça (12). A capacitação contou com aulas semanais sobre métodos autocompositivos de solução de conflitos, técnicas de mediação, simulações com casos reais ocorridos, entre outros assuntos.

    A formação, coordenada pela servidora Moacyra Rocha, teve início em 21 de julho. O objetivo foi capacitar os líderes como mediadores para que eles possam resolver conflitos na própria comunidade, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.

    A ideia de realizar o curso voltado para esse público surgiu no final de junho, após uma reunião com líderes comunitários, o juiz Geneir Marques, coordenador do CJUS Pré-processual, e o desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS), órgão responsável pela área de conciliação no estado.

    Para o desembargador Tutmés Airan, o curso contribuirá na resolução de conflitos dentro das comunidades. “Várias sementes foram plantadas, de maneira que espero profundamente que os novos mediadores sejam referência nas respectivas comunidades, facilitando, com isso, a capacitação de outras pessoas interessadas em trilhar o caminho da pacificação de conflitos”, destacou o coordenador.

    O juiz Geneir Marques agradeceu a participação dos novos mediadores, ressaltando que é possível fazer um trabalho de referência nas comunidades locais, possibilitando que apareçam novos interessados na construção de um núcleo pacificador de conflitos em cada comunidade da capital alagoana. 

    “Em todas as relações pessoais nós deixamos um pouco da nossa marca e levamos também as experiências e emoções do outro, de maneira que o aprendizado adquirido no curso serve para despertar a reflexão e o respeito ao próximo, promovendo uma atuação mais firme por parte dos novos mediadores, inclusive nas relações eminentemente pessoais e familiares de cada um deles”, frisou o magistrado.

    No encerramento do curso, Moacyra Rocha destacou a qualidade dos novos mediadores e a seriedade demonstrada ao longo do curso, entendendo que a mediação é o caminho para a pacificação social. Também participou da solenidade de conclusão do curso a secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt.

Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240