Esmal 21/09/2017 - 16:10:34
Dia da Árvore: PCJE leva 40 alunos da rede estadual para visitar o Parque Municipal
Estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Edmilson Pontes participaram da visita

Alunos da rede estadual visitaram o Parque Municipal. Alunos da rede estadual visitaram o Parque Municipal. Foto: Rebecca Bastos

   Em alusão ao Dia da Árvore, a equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) levou, na quarta-feira (20), 40 alunos da Escola Estadual Edmilson Pontes para visitar o Parque Municipal de Maceió. Durante o passeio, os estudantes conheceram o único viveiro público de Alagoas e fizeram a Trilha do Jacaré, um dos trajetos disponíveis para explorar a natureza e conhecer a fauna e a flora da região.

  O percurso foi guiado pelos estudantes universitários Eduardo Malta e Joyce dos Santos, que cursam Biologia e são estagiários no parque. Além de explorar o local, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental também foram instruídos sobre a necessidade de preservar a natureza. “Nós mostramos o viveiro de mudas e fazemos algumas das trilhas que existem aqui. Todo o tour é baseado em educação ambiental e na apresentação de todo o processo ecológico que envolve o parque e a cidade de Maceió”, explicou o guia.

   De acordo com o coordenador da escola, Ivanilson José da Silva, o passeio foi uma forma de sensibilizar os jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Dependemos da natureza para sobreviver, então é muito importante que a gente semeie nos meninos esses cuidados que precisamos ter”, comentou.


Alunos da rede estadual conheceram a fauna e a flora local (Foto: Rebecca Bastos)

   No ambiente escolar, os estudantes também participam de atividades de conscientização e desenvolvem projetos que visam desenvolver o respeito pela natureza. “A nossa horta está em processo de implantação. Os canteiros já estão prontos e em breve eles poderão colocar em prática tudo que aprenderam hoje”, completou o coordenador.

   Jeilde Isabela Viana, de 16 anos, participou da atividade e ficou encantada com a diversidade do parque. “Aqui tem muitas árvores, tipos de plantas e animais. Achei tudo bastante interessante e, depois da visita, vamos poder estudar melhor as ciências e ter interesse pela teoria que explica tudo isso”, afirmou a aluna.

   Contente com a declaração de Jeilde Viana e com a participação de todos os alunos no passeio, o professor de Ciências e Biologia da instituição, George Bergson Cirino, destacou a importância de formar multiplicadores. “Eles conheceram o parque e agora podem se tornar divulgadores de todo o conteúdo que aprenderam aqui. Contar para as pessoas sobre o local e também transmitir a questão ambiental sobre a preservação”, disse.

    Para a pedagoga e servidora do PCJE, Maria da Conceição Mota Marques, a experiência vai gerar uma transformação na forma como os alunos interagem com a natureza. "Eles entram no parque de um jeito e saíram de uma maneira totalmente diferente. Esperamos que eles levem isso para toda a vida", afirmou.


Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363