Esmal 27/09/2017 - 15:07:48
Constelações Sistêmicas são tema de workshop na Esmal
Servidores e magistrados conheceram a técnica e as possibilidades de sua aplicação no Judiciário

Des. Tutmés Airan falou sobre aplicação do método das Constelações Sistêmicas no Judiciário. Des. Tutmés Airan falou sobre aplicação do método das Constelações Sistêmicas no Judiciário. Foto: Carolina Amâncio

    Cerca de 50 magistrados e servidores do Judiciário participaram, na segunda-feira (25), do workshop com o tema “Constelações Sistêmicas aplicadas ao tratamento dos conflitos judicializados”. A capacitação ocorreu na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e foi ministrada pelos juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Cláudio Lopes e Yulli Roter, especialistas na área.

    “A aplicação do método das Constelações Sistêmicas é uma forma de o Judiciário não impor decisões, o que muitas vezes desagrada os dois lados de uma ação. Quando passamos a observar o conflito em sua essência, é possível auxiliar as partes a construírem uma solução, sem que seja necessária a imposição da força da lei”, explicou Cláudio Lopes, que há três anos iniciou os estudos sobre a técnica das Constelações. De acordo com ele, no Brasil há 14 Tribunais aplicando o método em algum nível, mas o de Alagoas é um dos pioneiros a ter, em seu corpo funcional, uma equipe capacitada para oferecer palestras e formações.     

    Para o desembargador Tutmés Airan, que acompanhou a formação, a o aprimoramento da percepção acerca das relações humanas são a base da modernização do Poder Judiciário. “Situações de conflito devem ser solucionadas sob um olhar quantitativo, já que há milhões de processos a serem decididos no Brasil, e também qualitativo. Capacitações como essa habilitam o servidor e o magistrado a conhecerem melhor a alma humana ao tempo que fornece ferramentas adequadas e modernas para que a máquina judiciária cumpra melhor o seu papel”, pontuou. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363