Esmal leva jovens de escolas públicas para acompanhar sessão no Tribunal do Júri
Segunda edição do projeto Jovem Juiz aconteceu nesta terça-feira (26), no Fórum da Capital
Estudantes se revezaram ao lado do magistrado Anderson Passos e conheceram as funções de um juiz. Foto: Carolina Amâncio
Nesta terça-feira (26), onze estudantes de escolas da rede pública de Alagoas tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o Tribunal do Júri, acompanhando de perto um julgamento presidido pelo juiz Anderson Passos. Os estudantes passaram a manhã no Fórum da Capital e, se revezando ao lado do magistrado, aprenderam na prática sobre as funções do magistrado, do promotor de justiça, do defensor público e do corpo de jurados. A última edição de 2017 do projeto Jovem Juiz foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola, um dos eixos de trabalho da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
O juiz Anderson Passos, que é coordenador do programa, explica que um dos principais objetivos da atividade é aproximar os estudantes do Poder Judiciário, oferecendo a eles novas perspectivas sobre a vida em sociedade e também sobre o futuro. “Acredito que com o Jovem Juiz mostramos aos jovens a importância de seguir as leis, que o Judiciário é atuante e integrado à realidade e, além disso, apresentamos as carreiras jurídicas como alternativas possíveis para eles”, observa o magistrado.
Teresa Cavalcante, de 12 anos, foi uma das estudantes que participaram da ação. Para ela, o que mais impressionou foi a forma como os jurados convocados eram selecionados ou não para permanecer no julgamento. “Não sabia que era assim que funcionava. A experiência de hoje foi muito legal”, afirmou a estudante o 9º ano do ensino fundamental.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













