Esmal 05/10/2017 - 17:13:06
Concurso de redação: escolas municipais e estaduais devem entregar textos até 19 de outubro
Quinta edição do certame tem como tema a mediação de conflitos e a promoção da paz

Aplicação das redações aconteceu no mês de setembro. Aplicação das redações aconteceu no mês de setembro. Foto: PCJE

   A quinta edição do concurso de redação, promovido pelo Programa Cidadania e Justiça (PCJE), tem como tema a mediação de conflitos e a promoção da paz. Após a aplicação das redações, que aconteceu no mês de setembro, as dez escolas contempladas pelo projeto têm até o dia 19 de outubro para entregar os textos, na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal), para que a comissão julgadora realize a triagem final e defina a classificação geral.

  De acordo com a servidora do PCJE, Ana Valéria Moura Pitta, a correção das provas de redação será feita pela comissão julgadora, formada por três representantes da Esmal, Semed e Seduc. “A coordenação de cada instituição é responsável por realizar uma primeira triagem das produções e entregar três textos, para que nós façamos a análise final”, explicou.

   Entre os dias 16 e 19 de outubro, servidores do PCJE receberão os textos, na Esmal. Já a correção final será feita em dois dias, 26 e 27 de outubro, também na sede da Escola.

   O certame é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Participam do concurso as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental das dez escolas selecionadas, sendo cinco do Estado e cinco do Município.

   Ainda segundo a servidora do PCJE, a ação é uma forma de incentivar a leitura e a escrita. “Durante todo o ano, trabalhamos com os alunos, com palestras e atividades, diversos temas que fazem parte da rotina deles. Com isso, buscamos um meio para encorajá-los a escrever e debater sobre questões importantes”, completou Ana Valéria Pitta.

  Para participar do projeto, os estudantes produziram textos dissertativos, com até 30 linhas, sobre combate ao bulliyng e à violência na escola, prevenção e combate ao uso de drogas, direitos e deveres do cidadão, preservação do patrimônio público, combate à violência doméstica e à exploração sexual, entre outros temas abordados no decorrer do ano, pelo PCJE, nas palestras e eventos realizados nas instituições.

Premiação

   A premiação do concurso de redação será realizada no dia 6 de novembro, às 8h, na Escola da Magistratura, que está localizada na rua Cônego Machado, nº 1.061, no bairro Farol, em Maceió. 

  Os estudantes contemplados ganharão mochilas e kits escolares. E os autores dos dois melhores textos, sendo um da rede estadual e um da municipal, receberão o prêmio principal, que inclui um Tablet.


Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363