Interagindo com a Comunidade Acadêmica leva sessão da 1ª Câmara Cível à Uninassau
Cerca de 200 estudantes de Direito da instituição acompanharam o julgamento dos processos, na noite desta quinta-feira (5)
Sessão itinerante da 1ª Câmara Cível ocorreu nesta quinta (5), na Uninassau da Ponta Verde, em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque.
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas realizou sessão de julgamentos na Uninassau, nesta quinta-feira (5). A ação fez parte do programa Interagindo com a Comunidade Acadêmica e foi acompanhada por cerca de 200 alunos do curso de Direito da instituição.
Os estudantes estão cursando as disciplinas de Processo Civil e Mediação e Arbitragem. Eles assistiram ao julgamento de 15 processos, entre agravos de instrumento, apelações, embargos e remessas.
Antes de a sessão começar, a secretária da Câmara, Margarida Melo, proferiu palestra sobre o funcionamento do Poder Judiciário. “É importante que os estudantes saibam como funciona a Justiça de Alagoas. Trouxemos aqui processos com matérias distintas para que pudessem ver o que é julgado pelo Poder”, destacou.
Para a coordenadora do curso de Direito da instituição, Lara Bringel, o Interagindo com a Comunidade Acadêmica faz com que os alunos aliem teoria e prática. “É primordial que os estudantes consigam vivenciar a prática processual. A iniciativa também acaba motivando os alunos e faz com que percebam o leque de oportunidades que o Direito oferece”, avaliou.
A estudante Daniela Araúna, de 29 anos, foi uma das que acompanharam a sessão. “Achei muito importante porque, como já estou no 8º período, é primordial saber como funciona o Judiciário, ver como os desembargadores se posicionam e como os advogados se comportam na sessão. É sempre um conhecimento que a gente adquire”.

Auditório ficou repleto de estudantes das disciplinas de Processo Civil e Mediação e Arbitragem. Foto: Itawi Albuquerque
Troca de experiências
Para o presidente da 1ª Câmara Cível do TJ/AL, desembargador Fábio Bittencourt, a troca de experiências com os estudantes foi positiva. “O programa é uma oportunidade ímpar não só para os alunos, mas também para nós, desembargadores. É uma iniciativa boa e salutar, em que todos ganham”.
A 1ª Câmara Cível também é composta pelos desembargadores Tutmés Airan e Fernando Tourinho. O procurador José Artur Melo representou o Ministério Público de Alagoas.
Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240














