Esmal lança livro eletrônico com artigos apresentados no II Enpejud
Cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (9); evento reuniu pesquisadores do Direito e premiou autores de artigos científicos
Diretor-geral da Esmal Fernando Tourinho afirmou que a pesquisa aponta soluções para o Judiciário. Foto: Itawi Albuquerque
Contribuindo com o fortalecimento da cultura da pesquisa no estado, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) lançou, na noite desta segunda-feira (9), o livro eletrônico que compila os artigos apresentados durante o II Encontro de Pesquisas Judiciárias (II Enpejud). Na ocasião, os autores dos trabalhos mais bem avaliados durante o evento, que ocorreu no mês de agosto, foram premiados com a participação, pelo período de seis meses, em cursos promovidos pela Esmal.
Um dos trabalhos de destaque foi o do pesquisador Danilo Moura Lacerda, que é procurador federal e mestrando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para ele, eventos que valorizem a pesquisa científica são raros em Alagoas, o que faz com que os pesquisadores tenham que se deslocar para outros locais para terem os seus trabalhos apresentados.
“O Enpejud não deixa nada a desejar se comparado aos eventos dos quais participei recentemente no Paraná, em Pernambuco e em Barcelona. O diferencial de apresentar um trabalho aqui foi a abertura para os debates sobre os artigos. Nesse evento os Judiciário se disponibilizou para receber as contribuições dos pesquisadores, algumas delas até criticando decisões e mostrando outros caminhos. Da mesma forma, os próprios pesquisadores também se abriram para receber ponderações sobre os seus pontos de vista”, observou Danilo Lacerda.
Clique aqui e confira o livro eletrônico do II Enpejud.
Com o tema “Decisão judicial: processo decisório e precedentes”, o II Enpejud recebeu 48 artigos científicos das mais diversas áreas do Direito. O encontro científico, segundo o desembargador Fernando Tourinho, diretor-geral da Esmal, é um projeto sólido da Escola da Magistratura e do Poder Judiciário. A realização do encontro, segundo ele, “reflete o interesse do Tribunal de Justiça de Alagoas de se abrir à sociedade a fim de melhorar os serviços prestados a ela”.
“Só através da pesquisa conseguiremos crescer, pois com os recursos que temos hoje, que são poucos, temos que ser criativos para buscar soluções e aprimoramento”, pontuou Tourinho.
O magistrado Phillippe Alcântara, coordenador de Pesquisa e Produção Científica da Esmal, reforçou que o lançamento do livro eletrônico do II Enpejud representa a continuidade de um projeto de longo prazo. “Estamos abrindo portas para que pesquisadores e acadêmicos tenham um espaço para expor suas ideias, discutir os trabalhos por eles já realizados e, ainda, interagir com os colegas de diferentes áreas de pesquisa”, ressaltou.
A cerimônia de lançamento do livro eletrônico do II Enpejud e premiação de autores foi acompanhada pelos juízes Alberto Jorge Correia de Barros Lima, coordenador geral de Cursos da Esmal; Lorena Sotto-Mayor, coordenadora de Cursos para Magistrados; e Gustavo Souza Lima, coordenador do Núcleo de Ensino a Distância. Durante o evento, também foram entregues os certificados de participação de todos os autores de artigos apresentados no encontro.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













