Podcast: TJ permitirá consulta a processos antigos que complementam a História de Alagoas
Documentos foram analisados por pesquisadores da Ufal e serão disponibilizados eletronicamente
A digitalização de processos do Judiciário alagoano do período de 1830 a 1970 vai permitir que pesquisadores e estudantes do Brasil tenham informações riquíssimas sobre a História da Justiça e emancipação política de Alagoas. A medida é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para democratizar a informação, tornando públicos documentos antigos que estavam arquivados.
A equipe do Podcast do Tribunal de Justiça de Alagoas conversou com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Antônio Felipe Caetano, que explica quais serão os próximos passos para que os processos sejam disponibilizados eletronicamente. O juiz Claudemiro de Souza, também formado em História, ratifica a importância da democratização dos processos, uma vez que complementam a História do Brasil.
Para saber mais sobre esse assunto, basta ouvir o áudio produzido pelo repórter Niel Antonio. A plataforma do Podcast TJ/AL é atualizada diariamente e está repleta de notícias do Poder Judiciário alagoano. Acesse aqui e confira mais áudios!
Diretoria de Comunicação – Dicom TJ/AL
podcasttjal@gmail.com - (82) 4009-3240














