Esmal 25/10/2017 - 17:35:16
Esmal oferece sessão de cinema para 400 crianças durante II Praça Literária
Estudantes da Escola Municipal Kátia Assunção tiveram um dia inteiro de atividades lúdicas, com contação de estórias e roda de poesias

PCJE promoveu Cine Esmal durante evento literário. PCJE promoveu Cine Esmal durante evento literário. Foto: Rebecca Bastos

    Cerca de 400 estudantes participaram, nesta terça-feira (24), do Cine Esmal, ação promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). Dessa vez a sessão de cinema foi ainda mais especial, pois estava inserida na programação da II Praça Literária, evento realizado no Espaço Agenda, no bairro Barro Duro, que ofereceu um dia inteiro de atividades lúdicas para as crianças da Escola Municipal Kátia Assunção.  

    O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Estadual Graciliano Ramos,  em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). A Esmal contribuiu com a atividade oferecendo brindes para as crianças e levando toda a estrutura necessária para a sessão de cinema. 

     “Ela queria estudar, ler e escrever, mas tinha que ajudar a mãe nas coisas de casa. Essa história do filme é muito triste porque é importante aprender essas coisas para poder ser alguém melhor”, disse a jovem Nicole Maria da Silva, de 11 anos, depois de acompanhar com muita atenção a exibição do curta-metragem “Vida Maria”, que mostra a história de uma menina que, aos cinco anos, é levada a abandonar os estudos para trabalhar. 

    Após a exibição do filme, os estudantes participaram de uma roda de contação de estórias, com o grupo 'As Carochinhas' e poesias, com a 'Confraria Nós Poetas. Houve ainda oficina sobre a importância da preservação de livros, ofertada por Vilma Nóbrega, e  aula de zumba. Por fim, Ronaldo Freire e Paulo Caldas fizeram pinturas faciais nas crianças. 

    De acordo com a pedagoga e servidora do PCJE, Maria da Conceição Mota Marques, o trabalho desenvolvido é uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da leitura. “Queremos mostrar para os alunos que o hábito de ler pode transformar a vida deles e que, apesar das dificuldades que muitos passam, é possível trilhar outros caminhos”, explicou a servidora.

Como tudo começou

    Idealizado pela escritora, compositora e poeta Fátima Maia, o projeto de organizar um espaço literário para estudantes da rede pública de ensino recebeu o apoio da coordenadora da Biblioteca Estadual Graciliano Ramos e integrante do comitê do Proler em Alagoas, Mira Dantas. “Ela levou a ideia para nós e achamos que seria interessante as crianças terem a oportunidade de compartilhar experiências literárias em um ambiente diferente da escola”, explicou Mira Dantas, que também participou como contadora de histórias no evento.

   “Eu organizava recreações para as crianças na minha casa e sempre sonhei em abrir para as escolas. Em 2016, a Mira me convidou para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Proler e tive a oportunidade de assumir algumas atividades. E hoje estamos aqui, na segunda edição da ação, atendendo 400 crianças com o apoio da Esmal e de outros parceiros importantíssimos”, contou Fátima Maia.

    A psicopedagoga e servidora da Esmal, Luzia Rodrigues, afirmou que essa parceria pode gerar muitos frutos. “Participamos do lançamento, no ano passado, e estamos aqui novamente para compartilhar mais experiências com as crianças. Com isso, vamos disseminar a literatura e incentivar o hábito da leitura entre os alunos”, comentou.

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363