Servidores do Poder Judiciário participam de curso sobre gestão de obras públicas
Professor Hamilton Bonatto ministra a capacitação promovida pela Esmal
Hamilton Bonatto ministra curso sobre gestão de obras públicas para servidores do Judiciário. Foto: Rebecca Bastos
Cerca de 50 servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participaram, nesta quinta-feira (26), do segundo dia do curso “Gestão de obras públicas”, ministrado pelo procurador-chefe do Núcleo Jurídico da Administração junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Hamilton Bonatto. Promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a capacitação tem como objetivo preparar o participante para fazer a gestão e fiscalização dos contratos das obras e serviços de engenharia, levando conhecimentos jurídicos, administrativos e técnicos.
Formado em Engenharia Civil e Direito, o professor Hamilton Bonatto destacou a importância de fomentar cursos que oportunizem a interação entre diferentes setores do Poder Judiciário. “Todos os profissionais que lidam, em algum momento com a execução de uma obra, desde o planejamento até a sua entrega, devem ter conhecimento sobre todo o processo. Isso implica em um entendimento maior das demandas de cada área e facilita o diálogo entre os profissionais”, afirmou.
Para a arquiteta Juliana Pimentel, lotada no Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA), participar desta capacitação é uma forma de aprimorar seus conhecimentos técnicos e jurídicos. “Está sendo muito proveitoso para a minha área de trabalho e o professor também está abordando muitos temas que eu, enquanto arquiteta, não uso tanto, mas que é bom saber”, disse.
Segundo Hamilton Bonatto, durante a capacitação, que terá continuidade na sexta-feira (27), os servidores são estimulados a participar e interagir, o que torna o aprendizado uma experiência mais proveitosa. “A ideia é superar as dificuldades de integração e comunicação fornecendo conhecimento e informações. Após compartilhar a teoria, conforme a Legislação brasileira diz e de acordo com a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU), trago cases e abro o espaço para o debate e perguntas”, explicou.
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363













