Esmal 26/10/2017 - 18:17:24
Servidores do Poder Judiciário participam de curso sobre gestão de obras públicas
Professor Hamilton Bonatto ministra a capacitação promovida pela Esmal

Hamilton Bonatto ministra curso sobre gestão de obras públicas para servidores do Judiciário. Hamilton Bonatto ministra curso sobre gestão de obras públicas para servidores do Judiciário. Foto: Rebecca Bastos

    Cerca de 50 servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participaram, nesta quinta-feira (26), do segundo dia do curso “Gestão de obras públicas”, ministrado pelo procurador-chefe do Núcleo Jurídico da Administração junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Hamilton Bonatto. Promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a capacitação tem como objetivo preparar o participante para fazer a gestão e fiscalização dos contratos das obras e serviços de engenharia, levando conhecimentos jurídicos, administrativos e técnicos.

      Formado em Engenharia Civil e Direito, o professor Hamilton Bonatto destacou a importância de fomentar cursos que oportunizem a interação entre diferentes setores do Poder Judiciário. “Todos os profissionais que lidam, em algum momento com a execução de uma obra, desde o planejamento até a sua entrega, devem ter conhecimento sobre todo o processo. Isso implica em um entendimento maior das demandas de cada área e facilita o diálogo entre os profissionais”, afirmou.

   Para a arquiteta Juliana Pimentel, lotada no Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA), participar desta capacitação é uma forma de aprimorar seus conhecimentos técnicos e jurídicos. “Está sendo muito proveitoso para a minha área de trabalho e o professor também está abordando muitos temas que eu, enquanto arquiteta, não uso tanto, mas que é bom saber”, disse.

    Segundo Hamilton Bonatto, durante a capacitação, que terá continuidade na sexta-feira (27), os servidores são estimulados a participar e interagir, o que torna o aprendizado uma experiência mais proveitosa. “A ideia é superar as dificuldades de integração e comunicação fornecendo conhecimento e informações. Após compartilhar a teoria, conforme a Legislação brasileira diz e de acordo com a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU), trago cases e abro o espaço para o debate e perguntas”, explicou.


Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363