Geral 13/11/2017 - 16:12:50
Juiz Paulo Zacarias discute violência contra a mulher em evento nacional
IX Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ocorreu entre os dias 8 e 11 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte

Magistrado participou do evento, realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Magistrado participou do evento, realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

O juiz Paulo Zacarias da Silva, titular do 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Maceió, participou de evento que debate as questões referentes à violência contra a mulher no âmbito jurídico e das relações sociais. O IX Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher aconteceu entre os dias 8 e 11 de novembro, em Natal, Rio Grande do Norte, e contou com a presença de magistrados e conferencistas de todo o país, além de uma palestrante da Espanha.

Com o tema Violência contra a mulher: Um fenômeno mundial e multidisciplinar, a programação contou com painéis, exposições, oficinas, grupos de debates, sessões de cinema e peças teatrais voltadas para o tema.

“Tivemos excelentes palestras de pessoas do Brasil e de fora, que tratam da temática da violência doméstica. Também tivemos ótimas oficinas de trabalho, tratando das medidas protetivas vigentes e um debate interessante sobre a aplicação da justiça restaurativa na violência doméstica”, contou o juiz.

Para o magistrado, participar do evento foi importante, pois permitiu o contato com a realidade de juízes que atuam na mesma área em outros estados. “O Fórum tem uma dimensão nacional, é prestigiado pelo Supremo [Tribunal de Justiça], pelo Conselho Nacional de Justiça, possui uma diretoria que se renova anualmente, junto com as edições do evento. É importante também porque foi criado com apoio do CNJ, da ONU Mulher e tem suporte de entidades privadas que cuidam das mulheres, como a Avon, parceira desta edição do evento”, destacou.

No evento, os juízes também emitiram opiniões e notas técnicas sobre projetos de lei que visam alterar a Lei Maria da Penha. Também foram editados enunciados com orientações doutrinárias para juízes que atuam na área.

Sobre o Fonavid

O Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher surgiu em 2008 e terá sua décima edição sediada no Recife, em Pernambuco. “Foi uma demanda dos próprios juízes que atuam nessa área, a exemplo do que já existe no Fonaje [Fórum Nacional de Juizados Especiais], que levou à criação do Fonavid, local de debate de tudo que se relaciona com a violência doméstica entre os juízes que atuam nessa área”, comentou Paulo Zacarias.

Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240