Geral 16/11/2017 - 13:39:26
Integrantes do TJ de Rondônia conhecem funcionamento do SAJ em Alagoas
Presidente do TJ/AL saudou os visitantes e reforçou a importância de continuar avançando na área de tecnologia da informação e servir como exemplo

 Ângela Carmem, Sérgio William e presidente Otávio Praxedes. Ângela Carmem, Sérgio William e presidente Otávio Praxedes. Fotos: Caio Loureiro.

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Sérgio William, e a secretária de tecnologia da informação do TJ/RO, Ângela Carmem Symzck, em uma visita técnica para conhecer o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) do Judiciário alagoano.

Na oportunidade, o presidente do TJ/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, saudou os visitantes e reforçou a importância de continuar avançando na área de tecnologia da informação.

“Eles querem tomar o nosso Tribunal como exemplo por conta desses avanços que já foram produzidos, e nós estamos aqui para recepcionar esses dois colegas, disponibilizando todos os meios necessários para que eles possam examinar o nosso sistema para adotar no Tribunal que eles representam”, relatou o desembargador.

Durante reunião realizada na Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), foi apresentado o funcionamento interno e externo da ferramenta utilizada por advogados, cidadãos e serventuários da justiça alagoana.

Foram responsáveis pela explicação do sistema o diretor da Diati, José Baptista; o juiz Carlos Bruno, integrante do Comitê Gestor de Tecnologia e Informação; o coordenador do SAJ de primeiro grau, Magno Vitório; e a coordenadora do SAJ de segundo grau, Dayana Sales.

“A ideia é que eles visitem a parte judicial de segundo grau, localizada aqui na sede do TJ, e no período da tarde eles conheçam a parte de primeiro grau, no Fórum da Capital, para conversar com servidores das Varas e com magistrados”, explicou o diretor José Baptista. 

O juiz Sérgio William relatou que O TJ de Rondônia está avaliando a possibilidade de mudar o sistema atual do TJ/RO para um mais eficiente, como o SAJ.

“Nós temos um grande problema, nosso Pje [Sistema Processo Judicial Eletrônico] tem 6 sistemas funcionando, entre o primeiro e segundo grau, o que gera um acumulo de tarefas e um pouco de ineficiência. Então nós queremos mudar para um novo sistema, e o SAJ acaba sendo uma grande possibilidade”, argumentou o magistrado.

Os integrantes do Tribunal de Rondônia também visitaram a secretaria da Câmara Criminal do TJ/AL, e o gabinete do desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, que é coordenador do Comitê Gestor de Tecnologia e Informação. 


Karina Dantas - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240