Servidores do TJ concluem curso de Redação Oficial e recebem certificados
Encerramento das aulas ocorreu nesta quarta-feira (13); Esmal e Uneal se uniram para realizar atividade
Capacitação teve início no mês de outubro e foi realizada em parceria com Uneal. Foto: Carolina Amâncio
Nessa quarta-feira (13), servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participaram do último dia de aula da capacitação em Redação Oficial, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal) em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Na ocasião, os participantes aprovados fizeram uma confraternização e receberam os certificados de conclusão do curso, que teve início no mês de outubro.
O professor José Uedison Nomeriano, que propôs a atividade de extensão voltada para o Judiciário estadual, explicou que a criação do Manual de Redação da Presidência da República, no ano de 2002, tornou essencial o conhecimento acerca da padronização de documentos oficiais, como ofícios, avisos e memorandos.
“Uma cidadezinha como Coité do Norte, por exemplo, deve se utilizar dos mesmos paradigmas para a confecção de ofícios que Brasília. No entanto, alguns órgãos públicos não têm obedecido a essa regulamentação e cada um redige de uma forma. O objetivo do curso, portanto, foi contribuir com essa uniformização na Justiça”, observou.
Rosicleide Lima de Oliveira, servidora que atua na Divisão Financeira da Esmal, foi uma das alunas do treinamento. “Temos que nos aprimorar sempre e esse curso foi muito proveitoso, pois aprendemos, com atividades práticas, as técnicas de redação oficial que são de praxe em todo o âmbito da administração pública”, ressaltou.
O juiz Phillippe Melo Alcântara Falcão, coordenador de Pesquisa e Produção Científica da Esmal, e Edel Guilherme Silva Pontes, diretor do campus da Uneal em Maceió, também compareceram ao encerramento do curso.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378













