9.222 atendimentos e procedimentos médicos foram realizados no TJ e no Fórum em 2017
Também houve 472 atendimentos odontológicos e a emissão de 299 pareceres pela Câmara Técnica de Saúde do Poder Judiciário estadual
Setor médico funciona na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas. Foto: Caio Loureiro
O Departamento Médico do Tribunal de Justiça de Alagoas e o posto que funciona no Fórum da Capital realizaram, neste ano, 9.222 atendimentos e procedimentos médicos. Já os atendimentos odontológicos somaram 472.
“Chegamos a atender servidores com sinais de infarto, alergia grave, queimaduras e até derrames. É importante que os magistrados e funcionários saibam que podem sempre contar com a equipe do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal”, disse o diretor do setor, o médico Georges Christopoulos.
Em 2017, também foram emitidos 299 pareceres pela Câmara Técnica de Saúde do Poder Judiciário de Alagoas. Os pareceres auxiliaram magistrados nas demandas envolvendo questões de saúde, como solicitações de medicamentos não fornecidos pelo SUS, procedimentos e materiais cirúrgicos, suplementação alimentar, cadeiras de rodas, entre outros. Instaurada em março de 2016, a Câmara funciona na sede do TJ/AL e é formada por dez médicos, dois dentistas e duas enfermeiras.
De acordo com o coordenador da Câmara, Tarciso Moreira, a maioria dos pareceres emitidos neste ano foi favorável à solicitação das partes. O médico disse ainda que a equipe geralmente se pronuncia sobre as demandas em até dois dias. “Só nos processos mais complexos, que apresentam muita documentação, demora um pouco mais”, afirmou.
Campanhas
O Departamento também realizou, em 2017, quatro campanhas de vacinação e uma campanha para controle da hipertensão e do colesterol. “Conseguimos elencar os pacientes com esses problemas e estamos montando um programa de acompanhamento”, disse Georges Christopoulos, ressaltando que também foram prestados esclarecimentos sobre outras doenças, como diabetes e câncer de mama e de próstata.

Médico Georges Christopoulos é diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal. Foto: Caio Loureiro
Houve ainda atendimentos médicos em eventos organizados pelo Poder Judiciário de Alagoas, como o Mês Nacional do Júri, a Semana Estadual da Conciliação e a Semana da Justiça pela Paz em Casa. “Em 2018 pretendemos realizar um Fórum de Saúde com os magistrados, para debater a judicialização dentro da área mental. Também queremos fazer mais campanhas de esclarecimento nas unidades judiciárias”, destacou.
Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3240 / 3140













