Esmal 26/02/2018 - 18:58:30
Relacionamento com a mídia é tema de curso para novos juízes do TJ/AL
Magistrados visitaram emissoras de TV e rádio, conheceram redações e simularam entrevistas

Justiça Itinerante foi tema de uma das entrevistas simuladas para emissora de rádio /  Foto: Itawi Albuquerque Justiça Itinerante foi tema de uma das entrevistas simuladas para emissora de rádio / Foto: Itawi Albuquerque
Novos magistrados aprendem sobre relacionamento com a mídia em curso de formação

    O relacionamento com a mídia foi o tema da aula desta segunda-feira (26) para os 12 novos magistrados do Judiciário de Alagoas que participam do Curso Oficial de Formação Inicial. O treinamento, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), teve essa etapa organizada pela Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

    A capacitação, conhecida como Media Training, foi ministrada pelo jornalista Maikel Marques, diretor de comunicação do TJ/AL, em parceria com os integrantes dos núcleos de Webjornalismo e de Audiovisual da Dicom.

 No período da manhã, os magistrados Thiago Morais, Allysson Amorim, Elielson Pereira, Douglas Beckhauser, Guilherme Bohm, Lígia Seabra, Nathallye Alcântara, Lucas Albuquerque, Raul Cabus, Larrissa Lins, Vinícius Garcia e Sandra Radunz visitaram grupos empresariais de comunicação de Alagoas e tiveram a oportunidade de conhecer de perto como funciona a dinâmica de cada veículo. 

    “A ideia da visita é entender a necessidade dos produtores e repórteres, ou seja, das pessoas que, em algum momento, vão telefonar para os juízes para confirmar uma decisão, por exemplo. E esse contato, essa disponibilidade para esclarecer qualquer que seja o assunto, é muito importante para os profissionais que trabalham na imprensa ou na assessoria do Poder Judiciário”, explicou o diretor de comunicação.

Repórter André Risco, da TV Tribunal, dialoga com magistrados sobre tema de entrevista para emissoras de televisão

       Para o juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, as orientações são fundamentais para que eles consigam levar uma informação de forma mais clara e precisa. “Nós ingressamos no Poder Judiciário sem nenhuma experiência de contato com a imprensa. Tivemos a chance de entender sobre o funcionamento interno de um veículo de comunicação e recebemos diversas instruções. Dessa forma, podemos prestar contas à sociedade de uma maneira mais efetiva”, disse.

Simulação de entrevistas para televisão e rádio

    Durante todo período da tarde, os magistrados participaram de exercícios de simulação para aprender técnicas de concessão de entrevistas para televisão, rádio, veículos impressos e sites. 

    “Passamos orientações básicas sobre como se relacionar com o jornalista e como conceder uma entrevista para a televisão e para o rádio. A ideia é que eles consigam explicar de forma simples e objetiva, tentando não usar expressões jurídicas, pois grande parte da população não vai entender”, falou o diretor de comunicação.

    Os jornalistas André Risco e Lídia Lemos, da TV Tribunal, simularam a gravação de entrevistas “ao vivo”, durante dois minutos, com cada um dos juízes, que precisavam responder questionamentos sobre uma decisão de primeiro grau. Na sequência, Maikel Marques e Mara Almeida simularam entrevistas para o programa “Em Dia com a Justiça no Rádio”. 

    “Nós não temos experiência com isso. Nossa experiência é apenas com papéis e processos. Então, entendendo essa necessidade do magistrado estar em comunicação com a sociedade, precisamos saber lidar com a mídia, o instrumento que possibilita esse contato”, afirmou a magistrada Larrissa Gabriella Lins Victor Lacerda sobre a importância da promoção do treinamento.

Lídia Lemos entrevista juiz Guilherme Bohm durante treinamento de mídia promovido pela Esmal e aplicado pela Dicom

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378