Juiz Hélio Pinheiro destaca importância da gestão para as Cortes de Justiça
Magistrado palestrou no 113º Encontro do Conselho dos TJs, nesta sexta-feira (2), e apresentou os avanços do Judiciário alagoano
Hélio Pinheiro palestrou no 113º Encontro do Conselho dos TJs, nesta sexta (2), no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Foto: Caio Loureiro
Durante palestra no 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, nesta sexta-feira (2), o juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do TJ de Alagoas, falou sobre gestão. Segundo o magistrado, esse é o principal desafio enfrentado pelas Cortes de Justiça na atualidade.
“Temos um Judiciário forte e o que precisamos, efetivamente, é administrá-lo melhor, por meio de uma gestão eficiente e responsável. A limitação orçamentária é um obstáculo, mas temos que compensar isso com uma gestão mais austera, investindo em pontos estratégicos para obtermos os melhores resultados”, afirmou.
Na palestra, o juiz também apresentou os avanços do Judiciário de Alagoas no último ano. Hélio Pinheiro citou a modernização do parque tecnológico do TJAL, com investimentos na ampliação da velocidade dos links de telecomunicações e na virtualização dos processos. “Somos, segundo o Conselho Nacional de Justiça, um dos quatro tribunais onde todos os processos novos ingressam de maneira eletrônica. Em relação às ações mais antigas, 95% delas estão digitalizadas”.
Esse grau de virtualização, de acordo com o juiz, permitiu ao Judiciário de Alagoas criar, em novembro do ano passado, a Secretaria de Processamento Unificado (SPU), local que vai concentrar o cumprimento de todos os atos processuais do Estado. “Essa unidade deve começar a funcionar agora em março. Ter os atos processuais em um único ambiente vai triplicar a produtividade dos servidores e reduzir os gastos”, destacou Hélio Pinheiro, ressaltando que o modelo de Alagoas se inspirou no adotado em Mato Grosso do Sul.
A posse de novos juízes e o concurso para servidores, com provas agora em março, foram outros assuntos abordados na palestra. Hélio Pinheiro também destacou os projetos sociais do TJAL, entre eles o Moradia Legal e o Rural Legal, que concedem títulos de propriedade a famílias de baixa renda. O projeto Justiça Itinerante, que em 2017 beneficiou mais de 28 mil pessoas em Alagoas, e o Cidadania e Justiça na Escola, que contempla estudantes de escolas públicas, também foram apresentados aos participantes do evento.
“Esse encontro com os presidentes dos Tribunais de Justiça é importante porque possibilita a troca de experiências. Cada TJ vai aprendendo com o outro e, dessa forma, evoluímos no sentido de oferecer uma melhor prestação jurisdicional”, concluiu o juiz.
Diego Silveira Soares - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240














