Geral 05/03/2018 - 14:11:34
Judiciário alagoano inicia Semana da Justiça pela Paz em Casa
Força-tarefa segue até sexta-feira (9), no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, localizado no Centro

Juiz Paulo Zacarias conduziu audiências na manhã desta segunda (5), no Juizado da Mulher. Juiz Paulo Zacarias conduziu audiências na manhã desta segunda (5), no Juizado da Mulher. Foto: Caio Loureiro
Judiciário alagoano inicia atividades da Semana da Justiça pela Paz em Casa

A Semana da Justiça pela Paz em Casa teve início, nesta segunda (5), em todo o país. A força-tarefa, que segue até sexta-feira (9), tem como objetivo dar mais celeridade aos processos envolvendo violência doméstica.

Em Maceió, foram pautadas 167 audiências no Juizado da Mulher, localizado no Centro. A maioria dos casos envolve lesão corporal e ameaça. Quem compareceu ao Juizado na manhã desta segunda foi Roseane Brandão da Silva, que em dezembro do ano passado foi agredida pelo ex-marido. “Vivi 27 anos com ele, nos separamos por sete meses e tínhamos voltado a morar juntos quando isso ocorreu. Já fui agredida antes e me calei, mas agora não mais”.

O mutirão está sendo conduzido pelo juiz Paulo Zacarias da Silva, titular do Juizado, e conta com apoio do juiz José Miranda, auxiliar da unidade, e de outros magistrados convocados para participar da força-tarefa. “Queremos que as famílias vivam tranquilas, com as mulheres sendo respeitadas e os agressores sendo punidos, para que a Lei Maria da Penha seja realmente efetivada na vida do cotidiano das mulheres alagoanas e maceioenses. É preciso que as mulheres que já foram agredidas denunciem”, disse Paulo Zacarias, ressaltando que, durante a semana, serão realizadas audiências de instrução e julgamento, além de audiências de justificação de medidas protetivas.

“Vizinhos e parentes também podem denunciar agressões. A gente quer que essa cultura machista, medieval e que tem a ideologia de dominação do masculino sobre o feminino acabe. Queremos que a igualdade seja respeitada, e que as mulheres tenham o direito que a nossa constituição assegura, que é o direito à dignidade, e viver com dignidade é viver sem violência”, afirmou o magistrado.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa foi criada em 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre três vezes ao ano. Os próximos mutirões em 2018 serão em agosto e novembro.


Audiências começam às 8h, no Juizado localizado próximo à praça Sinimbu, no Centro. Foto: Caio Loureiro

Karina Dantas - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009
-3141/3240