Geral 06/03/2018 - 15:44:52
Ministra Laurita Vaz destaca organização do Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça
Organizado pelo Cerimonial e pela Secretaria Especial da Presidência do Judiciário de Alagoas, encontro reuniu na capital alagoana presidentes de 25 dos 27 Tribunais do País

Presidente Otávio Praxedes recebeu da ministra Laurita Vaz álbum com fotografias do STJ. Presidente Otávio Praxedes recebeu da ministra Laurita Vaz álbum com fotografias do STJ.

A ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), destacou a importância do Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça e parabenizou o presidente Otávio Praxedes pela organização do evento.

No encerramento do encontro, que trouxe a Maceió presidentes de 25 dos 27 Tribunais de Justiça para debater questões relacionadas à gestão do Judiciário, a ministra agraciou o presidente com um livro contendo fotografias do STJ.

“Tivemos a oportunidade de sediar um encontro muito rico em debates que vão contribuir para uma melhor gestão do Judiciário brasileiro”, pontuou o desembargador Otávio Praxedes, anfitrião da 113ª edição do evento.

Para Pedro Bittencourt (TJMG), presidente do Conselho dos TJs, a iniciativa foi proveitosa e permitiu a troca de experiências sobre temas como depósitos judiciais ou cumprimentos de resoluções do CNJ.

Aberto na quinta-feira (1º), no Pleno do TJAL, o encontro também contou com palestra do ministro Humberto Martins, atual vice-presidente do STJ. Alagoano, o magistrado abordou a questão do Direito à Saúde e a Jurisprudência do STJ.

O governador Renan Filho palestrou sobre solidez fiscal como forma de ampliar investimentos e promover ações de políticas públicas. Equalização de cargos e funções de acordo com resolução do CNJ foi o tema da palestra do juiz João Teixeira (TJAP).

Gestão do Poder Judiciário de Alagoas

O juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do TJAL, mostrou  os avanços na gestão do presidente Otávio Praxedes diante do cenário de crescimento da demanda da população pelos serviços do Judiciário estadual.

Reforço à magistratura com a posse de 24 novos juízes, pagamento de R$ 45 milhões em precatórios, investimentos em tecnologia, legalização de imóveis e prestação de serviços à comunidade foram alguns dos pontos destacados.

“Estamos enfrentando os desafios com qualificação de mão de obra e investimento em tecnologia. Isso tem contribuído para o avanço do processo judicial em nosso estado”, comentou o juiz Hélio Pinheiro Pinto, em entrevista à TV Tribunal.

Organizado pelo Setor de Cerimonial e pela Secretaria Especial da Presidência, o evento também teve apoio da Diretoria de Comunicação (Dicom) e das Diretorias vinculadas à Direção-Geral do TJ.

Diretoria de Comunicação (Dicom TJAL)
imprensa@tjal.jus.br - 4009.3240/3141