Eventos 07/03/2018 - 13:06:55
Juiz Hélio Pinheiro lança livro na Esmal nesta quinta-feira (15)
Obra trata da relação entre direito e política e será publicada pela Editora Fórum; evento terá início às 18h, na sede da Escola da Magistratura, no Farol

Hélio Pinheiro atua como juiz auxiliar da Presidência do TJAL. Hélio Pinheiro atua como juiz auxiliar da Presidência do TJAL. Foto: Caio Loureiro

O juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), lança, nesta quinta-feira (15), o livro Juristocracia - O STF entre a judicialização da política e o ativismo judicial. O evento será realizado na Escola Superior da Magistratura (Esmal), no bairro do Farol, a partir das 18h.

De acordo com o magistrado, o livro trata da relação "às vezes tensa, às vezes sinérgica", entre direito e política, entre jurisdição constitucional e democracia. “Discorro sobre o fenômeno da expansão da autoridade do Poder Judiciário, especialmente do STF, e do crescente protagonismo jurídico, social e político de seus juízes, decorrente da ampliação da área de abrangência da jurisdição constitucional em detrimento do campo de atuação dos outros órgãos do Estado”, explicou.

Ainda segundo o magistrado, esse cenário acaba implicando uma transferência decisória dos Poderes Executivo e Legislativo para o Judiciário, cujos membros passam a ocupar espaços que antes eram exclusivamente dominados pelos agentes políticos eleitos pelo povo. “Esses agentes políticos perdem progressivamente autonomia institucional e importância político-social, deflagrando-se um processo, por um lado, de erosão lenta e gradativa do regime democrático clássico, e, por outro, de transição para uma espécie de regime 'juristocrático', que se desenvolve em um Estado 'jurisdicional' de Direito, no qual a atividade legislativa é parcialmente 'desparlamentarizada'”.

A obra, publicada pela Editora Fórum, traz prefácio de José Joaquim Gomes Canotilho, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.




Diego Silveira - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240