Presidente do TJ recebe visita institucional do Conselho Estadual de Segurança
'A cada dia esse Conselho está mais conceituado aos olhos da Justiça e da sociedade', ressaltou Otávio Praxedes
Presidente Otávio Praxedes recebeu autoridades do Conseg. Fotos: Caio Loureiro.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Otávio Leão Praxedes, recebeu os integrantes do Conselho Estadual de Segurança Pública, nesta quinta-feira (8), em uma visita institucional. Os conselheiros se apresentaram ao desembargador e informaram sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão.
Os membros do Conseg também elogiaram a gestão de Otávio Praxedes no Tribunal, que agradeceu a presença todos. “A cada dia esse Conselho está mais conceituado aos olhos da Justiça e da sociedade, como um órgão orientador para que a política de segurança pública seja mais efetiva. O Conselho está muito bem formado”.
O juiz Maurício Brêda, presidente do Conseg no biênio 2017-2019, afirmou que o órgão está à disposição do Poder Judiciário. Ele explica que o Conselho é responsável pela política de segurança pública do Estado e acompanha todas as ações da área.
“Fazemos o acompanhamento de cada um dos processos instaurados em desfavor de agentes de segurança pública, como um órgão censor. Temos o Fundo Estadual de Segurança Pública, constituído com recursos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com o qual nós aprovamos projetos para aquisições e melhorias na segurança pública e no sistema prisional”, citou o magistrado.
“A intenção é manter o clima de bom entendimento entre o Conselho e o Poder Judiciário”, frisou o promotor de Justiça Geraldo Magela.
Para o secretário do Gabinete Civil do Governo, Fábio Farias, membro do Conseg, a interação entre as instituições presentes no Conselho é fundamental. “Quando nós assumimos (o Governo), tínhamos uma grande preocupação com a segurança do estado. E o governador tinha certeza de que sozinhos não poderíamos resolver esse problema. Nós procuramos ouvir as pessoas e considero isso de fundamental importância para os resultados positivos que aconteceram até o momento”, disse.
Também estiveram na reunião integrantes do Conseg que representam a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Secretaria de Segurança, Secretaria de Ressocialização, Defensoria Pública, Perícia Oficial, Ministério Público e Assembleia Legislativa de Alagoas.













