Justiça faz cadastro biométrico dos presos do Núcleo Ressocializador
Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário pretende cadastrar as impressões de digitais dos mais de 4.500 presos do Sistema
Celyrio Adamastor acompanha cadastro no Núcleo Ressocializador da Capital.
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), do Tribunal de Justiça (TJ/AL), iniciou mais uma etapa do cadastro biométrico dos presos de Alagoas, nesta segunda-feira (12), no Núcleo Ressocializador da Capital. Os trabalhos devem continuar até quinta-feira, com o apoio dos funcionários da unidade.
No Núcleo, há atualmente 138 presos. O objetivo maior é cadastrar as impressões de digitais dos mais de 4.500 presos do Sistema Prisional alagoano. De acordo com o desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly, supervisor do GMF, a princípio os dados estarão disponíveis para o Tribunal, por meio do Sistema de Automação da Justiça, e para o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. Depois, todos os órgãos de segurança pública terão acesso.
“Carecemos dessa biometria para que possamos ter nos nossos arquivos todo o acervo daqueles que por aqui passam e passarão. Será muito útil porque numa investigação a posteriori, nós teremos como identificar o cidadão, saber a verdade”, disse Celyrio Adamastor, referindo-se a infratores que se apresentam com identidade falsa perante a Justiça.
O desembargador informou que em breve também será implantada estrutura para o cadastro biométrico durante as audiências de custódia, conforme recomenda o Conselho Nacional de Justiça.
Na oportunidade, Celyrio Adamastor ainda ressaltou que o Núcleo Ressocializador da Capital é uma referência em Alagoas e no Brasil, pela tranquilidade da convivência entre os presos. “Devemos divulgar a necessidade de darmos a eles um trabalho externo, precisamos depositar confiança neles e reintegrá-los”, acrescentou.
O cadastramento biométrico foi iniciado no presídio feminino Santa Luzia, em 12 de janeiro.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJ/AL - IN
imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141














