Geral 12/03/2018 - 18:48:28
Magistrados e servidores assistem a palestras sobre eficiência no Judiciário
Evento lotou os auditórios da Esmal com magistrados e servidores que atuam nas unidades judiciárias da capital e das comarcas circunvizinhas

Conselheiro Valdetário Monteiro gravou um vídeo explicando o motivo de sua ausência. Foto: Arthur Moura Conselheiro Valdetário Monteiro gravou um vídeo explicando o motivo de sua ausência. Foto: Arthur Moura
Magistrados e servidores da Justiça de Alagoas assistem a palestras sobre eficiência no Judiciário

Magistrados e servidores que atuam na capital e comarcas circunvizinhas lotaram, nesta segunda-feira (12), os auditórios da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) para assistir a palestras sobre eficiência no Poder Judiciário. A iniciativa, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Otávio Praxedes, teve apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ciclo de palestras, que contaria com a participação do conselheiro Valdetário Monteiro, do CNJ, teve a programação alterada devido à convocação para o conselheiro participar de uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, em Brasília, nesta segunda (12). Devido ao imprevisto, o ciclo de palestras que seria ministrado também para comarcas do interior será remarcado.

Ao discursar, o presidente Otávio Praxedes explicou que, ao conversar com o conselheiro Valdetário Monteiro, contou sobre  dificuldades enfrentadas pela Justiça alagoana e o conselheiro se prontificou a ajudar. Para o presidente, essa aproximação do TJAL com o CNJ deve trazer benefícios, principalmente aos jurisdicionados.

“Como presidente do Tribunal, fico muito feliz porque tenho certeza de que a produtividade e a resposta do Judiciário a quem precisa da Justiça vão melhorar muito. Essa produtividade é o que cobram muito de nós e estamos fazendo esse caminho no sentido de fazer corresponder a quem precisa de Justiça”, explicou o desembargador Otávio Praxedes.

Presidente Otávio Praxedes também discursou para os magistrados e servidores participantes. Foto: Arthur Moura

Os magistrados e servidores assistiram à palestra do juiz auxiliar da Presidência do TJAL, Hélio Pinheiro Pinto, sobre os avanços e desafios do Poder Judiciário alagoano, e do juiz Sadraque Oliveira Rios, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), sobre o Projeto Diagnóstico para Eficiência no Poder Judiciário, que apresentou também experiências do TJBA e experiências que o próprio CNJ tem semeado em outros tribunais.

“É importante conhecermos as estatísticas judiciárias, de buscarmos compreender como é que aqueles elementos funcionam, de classe, movimentos, assuntos, tabelas processuais unificadas, metas, indicadores e qual a relevância de tudo isso para a nossa prática profissional, nossa tomada de decisões”, disse o magistrado.

Representando o CNJ, a assessora-chefe do conselheiro Valdetário Monteiro, Jordana Ferreira, elogiou o trabalho do setor de precatórios do TJAL e o número de videoconferências já realizadas em Alagoas. A assessora-chefe também falou sobre a importância de os servidores conhecerem um pouco melhor o papel e as atividades do Conselho.

“O objetivo é justamente levar para os servidores uma motivação e uma forma de compreensão do CNJ não como um órgão meramente punitivo, mas como um órgão que pode orientar e que essas metas, esses números e indicadores são palpáveis para qualquer servidor. Então, entendendo como funciona, talvez os servidores possam trabalhar mais motivados e trabalhar melhor na busca de prestar um bom serviço para os jurisdicionados”, explicou Jordana Ferreira.

Palestras também foram transmitidas para magistrados e servidores em outro auditório da Esmal. Foto: Arthur Moura

Para o corregedor Paulo Lima, a iniciativa da Presidência e do CNJ é de fundamental importância para um Judiciário mais integrado e eficiente. “Essa integração que deve existir, ninguém faz nada sozinho. É por isso que depois de pouco mais de um ano como corregedor digo que contamos sempre com a colaboração dos magistrados e servidores, de mãos unidas temos trabalhado pelo Poder Judiciário”, falou.

O diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, falou sobre sua alegria em ver os auditórios da Escola cheios e destacou que o comparecimento dos magistrados e servidores demonstra o comprometimento com o Judiciário.

“O atendimento ao chamamento é sinal de que todos se empenham para construir um Judiciário cada vez melhor. Quando fui convidado para assumir a direção da Escola, o presidente Otávio Praxedes me fez o pedido de transformar a Esmal em um canteiro de cursos porque é por meio da capacitação que aprimoramos a prestação jurisdicional”, destacou o desembargador.


Robertta Farias - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3240 / 3141